MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF dá prazo para MPF concluir diligência em inquérito contra Aécio Neves
Inquérito

STF dá prazo para MPF concluir diligência em inquérito contra Aécio Neves

Voto de desempate no STF foi do ministro Lewandowski.

Da Redação

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Atualizado às 14:49

t

A 2ª turma do STF deu parcial provimento a agravo regimental do MPF para concluir diligência em inquérito contra Aécio Neves. A votação foi concluída com o voto de desempate (e voto conciliador) do presidente Lewandowski.

O inquérito foi instaurado para apurar a responsabilidade de Aécio Neves para crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro relacionados ao recebimento de vantagem por empresas contratadas por Furnas Centrais Elétricas S.A.

O relator do inquérito, ministro Gilmar Mendes, arquivou monocraticamente o inquérito em junho. Contra essa decisão o parquet interpôs agravo regimental, que Gilmar negou e foi acompanhado pelo ministro Toffoli. Já os ministros Fachin e Celso de Mello entenderam que há diligências pendentes e o arquivamento seria prematuro.

O ministro Lewandowski pediu vista em setembro para verificar quais as diligências pendentes para justificar a continuidade das investigações como requerido pelo parquet. O pedido do MPF foi ancorado em informações bancárias juntas ao Principado de Liechtenstein, tendo em vista a suspeita de evasão de valores no sistema de propinas na usina de Furnas. Narrou que ante o volume de documentos enviados e em língua estrangeira, ainda não foi possivel concluir a análise do material.

Nesta terça-feira, 20, Lewandowski apresentou voto conciliador dando prazo fatal de 60 dias para o MPF concluir as diligências, de modo que analise as informações bancárias, apontando concretamente provas suficientes para a continuidade das investigações.

"Proponho como medida conciliadora conceder derradeiro prazo de 60 dias para que o MPF possa não apenas trazer aos autos documentoss obtidos a partir da cooperação internacional devidamente traduzidos como conclusões pela continuidade das investigações ou arquivamento do feito."

Assim, a turma deu parcial provimento ao agravo, determinando o retorno dos autos à PGR para concluir a diligência pendente no prazo de 60 dias sob pena de arquivamento do inquérito.

  • Processo: AgRg no Inq 4.244

Patrocínio

Patrocínio Migalhas