MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidora consegue redução de jornada de trabalho para cuidar de filha autista
Direito especial

Servidora consegue redução de jornada de trabalho para cuidar de filha autista

Deferida liminar, trabalhadora terá jornada reduzida de 30h semanais para 20h.

Da Redação

sábado, 1 de dezembro de 2018

Atualizado em 28 de novembro de 2018 12:41

O juiz de Direito Denes Ferreira Mendes, da comarca de Paraguaçu/MG, concedeu a uma servidora o direito especial da jornada de trabalho, reduzindo-a de 30h semanais para 20h. O deferimento da liminar aconteceu para a servidora ter mais tempo para cuidar de sua filha autista.

t

A mulher ajuizou ação contra o município de Paraguaçu após ter pedido indeferido de redução de jornada de trabalho de 30h para 15h semanais, sob o argumento de ausência de amparo legal e impossibilidade financeira e orçamentária do município.

Ao analisar o caso, o juiz entendeu que, embora a legislação municipal não preveja a redução de jornada, isto não impede a concessão do pedido da autora. O magistrado invocou a convenção internacional dos direitos da pessoa com deficiência, que integra o ordenamento jurídico brasileiro, e o estatuto da pessoa com deficiência no ponto em que versa sobre a obrigação do cuidado pela família da pessoa com deficiência.

Na análise antecipada da matéria, o juiz acolheu as alegações da mãe de redução de jornada, para poder acompanhar a filha nos diversos atendimentos médicos. "Assim, não se pode negar a uma mãe, trabalhadora e com árdua tarefa de cuidar de uma filha portadora de autismo, o direito de cuidar desta da forma como se exige para sua melhor integração intelectual e social", concluiu.

Assim, deferiu parcialmente o pedido concedendo a redução de 30h semanais para 20h.

A autora foi representada pelos advogados Guilherme Reis Moterani e Rafles Morais Júnior.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas