MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidora aposentada com visão monocular consegue isenção do imposto de renda
Imposto de renda

Servidora aposentada com visão monocular consegue isenção do imposto de renda

Para 8ª turma do TRF da 1ª região, "é desnecessária a apresentação de laudo médico oficial para o reconhecimento judicial da isenção do imposto de renda, desde que o magistrado entenda suficientemente demonstrada a doença grave por outros meios de prova".

Da Redação

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Atualizado às 09:24

A 8ª turma do TRF da 1ª região deu provimento a recurso de servidora pública aposentada e a isentou do recolhimento do imposto de renda por ela ter visão monocular. Para o colegiado, não há necessidade de apresentação de laudo médico para reconhecimento judicial da isenção do imposto no caso.

t

Em 1º grau, a isenção foi negada pelo juízo de origem, que entendeu ser necessária efetivação da decisão de junta médica da Câmara dos Deputados - onde a servidora trabalhava - que afastou a incidência do imposto de renda, bem como a repetição do indébito tributário no valor de R$ 254.131,10.

A servidora apelou da decisão, requerendo administrativamente a isenção fiscal desde sua aposentadoria, em 2012.

A 8ª turma do TRF da 1ª região considerou que, conforme os relatórios médicos oftalmológicos, "a autora é portadora de doença grave/cegueira a partir de 2007", tendo, assim, direito à isenção do imposto de renda incidente sobre seus proventos desde sua aposentadoria, em 2012, até decisão da junta médica, em 2014.

A turma ponderou ainda que, conforme estabelece a súmula 598 do STJ, "é desnecessária a apresentação de laudo médico oficial para o reconhecimento judicial da isenção do imposto de renda, desde que o magistrado entenda suficientemente demonstrada a doença grave por outros meios de prova".

  • Processo: 0000696-60.2017.4.01.3400

Confira a íntegra do voto do relator e da ementa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas