MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. São Paulo FC não deve reintegrar fisiologista demitido do clube
Justiça do Trabalho

São Paulo FC não deve reintegrar fisiologista demitido do clube

Ministro Breno Medeiros deferiu liminar.

Da Redação

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Atualizado às 17:51

O ministro Breno Medeiros, do TST, suspendeu decisão que havia reintegrado fisiologista ao São Paulo Futebol Clube. O profissional demitido entrou com um pedido na Justiça para ser readmitido por ter uma doença grave.

t

A reintegração havia sido determinada pelo do TRT da 2ª região, com base na súmula 443 do TST que dá o direito à reintegração no emprego ao funcionário portador de uma doença grave que "suscite estigma ou preconceito".

No entanto, ao analisar o caso, o ministro do TST entendeu que o câncer, conquanto doença grave, não necessariamente gera estigma e preconceito de modo a atrair a incidência da súmula, diferente de doenças como HIV.  

"De toda sorte, consta da decisão impugnada que o reclamante confessou não ter sofrido preconceito ou discriminação pelo reclamado em razão de sua doença durante a vigência de seu contrato, aspecto que favorece a pretensão recursal no tocante à desconstituição da presunção relativa de dispensa discriminatória."

Para o advogado do São Paulo, Mauricio Corrêa da Veiga, do escritório Corrêa da Veiga Advogados, a tutela de urgência em Tribunais Superiores é medida rara, mas que permite antecipar os efeitos do provimento do seu recurso: "No Caso do São Paulo, não havia motivo para a reintegração e o resultado do processo certamente será o reconhecimento do direito do clube à demissão."

 

  • Processo: 1000887-15.2018.5.00.0000

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas