MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei institui Julho Amarelo, mês de combate a hepatites virais
Julho amarelo

Lei institui Julho Amarelo, mês de combate a hepatites virais

Publicada no DOU desta sexta-feira, 11, lei 13.802/19 institui o Julho Amarelo.

Da Redação

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Atualizado às 08:12

Foi publicada no DOU desta sexta-feira, 11, a lei 13.802/19. A norma institui o Julho Amarelo, para determinar que julho é o mês de combate às hepatites virais.

De acordo com o texto, anualmente, durante o sétimo mês do ano, serão realizadas, em todo o território nacional, ações relacionadas à luta contra essas doenças.

A lei entra em vigor já nesta sexta-feira, 11.

t

Meses coloridos

Nos últimos anos, leis que associam determinado mês do ano a uma cor para a realização de campanhas no âmbito da saúde foram sancionadas. Em novembro de 2017, o então presidente Michel Temer sancionou a lei 13.504/17, que institui o Dezembro Vermelho como o mês de campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis - DSTs.

Em novembro de 2018, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no exercício da presidência da República, sancionou a lei que institui o Outubro Rosa - mês de conscientização, combate e prevenção ao câncer de mama.

Projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado também visam instituir outros meses como de combate a doenças. O PL 9.595/18, que tramita na Câmara, pretende instituir o Abril Marrom como mês de conscientização e prevenção à cegueira. Na mesma Casa, também tramitam o PL 3.671/15, que visa instituir o Dezembro Laranja - mês de prevenção ao câncer de pele; e o PL 6.669/13, que estabelece o Novembro Azul como mês de campanha ao combate e prevenção ao câncer de próstata.

Veja a íntegra da lei 13.802/19:

___________

LEI Nº 13.802, DE 10 DE JANEIRO DE 2019

Institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano,
em todo o território nacional, no mês de julho,
quando serão efetivadas ações relacionadas à luta
contra as hepatites virais.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Esta Lei institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional, no mês de julho, quando serão efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais, nos termos de regulamento.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 10 de janeiro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO
Luiz Henrique Mandetta