MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco não precisa pagar comissões por venda de produtos do banco para gerente
Acordo

Banco não precisa pagar comissões por venda de produtos do banco para gerente

Para 4ª turma do TST, as atividades desempenhadas pelo empregado são compatíveis com a sua função.

Da Redação

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Atualizado às 09:01

A 4ª turma do TST afastou da condenação imposta a um banco o pagamento para um gerente de contas de comissões sobre vendas de seguros, planos de previdência e títulos de capitalização. Para a turma, as vendas de produtos do banco são compatíveis com o cargo e não justificam o pagamento de comissões quando não houver acordo nesse sentido.

t

O TRT da 3ª região havia condenado o banco ao pagamento das comissões. O colegiado verificou que a venda dos produtos do banco fazia parte das metas da agência onde ele trabalhava e era atribuição também dos gerentes. Para o colegiado, o fato de não haver ajuste expresso ou tácito ou de o empregado não ter sido contratado como vendedor não lhe retira o direito ao recebimento das comissões.

Acordo prévio

Ao analisar o recurso da instituição financeira, o ministro Ives Gandra Martins Filho, relator, observou que o artigo 456, parágrafo único, da CLT estabelece que, na ausência de prova ou de cláusula expressa a tal respeito, entende-se que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal.

"O dispositivo autoriza o empregador a exigir do trabalhador qualquer atividade lícita que não for incompatível com a natureza do trabalho pactuado, de modo a adequar a prestação laborativa às necessidades do empreendimento."

Segundo o relator, o TST firmou o entendimento de que as atividades desempenhadas pelo empregado bancário na venda de produtos do banco são compatíveis com o cargo e não ensejam a condenação ao pagamento das comissões das vendas realizadas quando não houver acordo entre as partes nesse sentido.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas