MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Editora Saraiva mostra tendências para o Direito em 2019
Mercado

Editora Saraiva mostra tendências para o Direito em 2019

O Direito possui um mercado que passa por mudanças a cada ano. Mesmo que a sua essência - a lei - dificilmente sofra alguma alteração, a dinâmica do mercado se dá de forma totalmente contrária.

Da Redação

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Atualizado em 31 de janeiro de 2019 16:08

O Direito possui um mercado que passa por mudanças a cada virada de ano. Mesmo que a sua essência - a lei - dificilmente sofra alguma alteração, a dinâmica do mercado se dá de forma totalmente contrária. Confira algumas tendências para o mercado do Direito em 2019! 

1- Mercado de compliance vai receber mais atenção

Em uma grande empresa, o compliance é uma das áreas mais importantes para garantir que o funcionamento da instituição esteja de acordo com as normas legais e regulamentares. Mesmo já sendo há bastante tempo uma área importante, o compliance se viu ainda mais relevante ultimamente dada a situação institucional vivida no país. Com diversas empresas sendo denunciadas por casos de corrupção, as instituições têm se preocupado ainda mais com a legalidade de suas contas e documentos, e, assim, sendo necessário o investimento em uma boa equipe de compliance. 

2- Lei de proteção de dados na Internet é um tema importante de ser estudado

Em agosto de 2018, foi sancionada a lei de proteção de dados dos brasileiros na Internet, que deu aos cidadãos poder para lidar com as suas informações pessoais presentes na rede. A multa para empresas que infringirem os limites de privacidade impostos pode chegar em até 2% do lucro. Nesse sentido, há uma preocupação entre as instituições que trabalham com a aquisição de dados online para que a sua operação esteja de acordo com os termos legais. A previsão é que a nova lei entre em vigor em 18 meses a partir da sua sanção - ou seja, apenas em 2020. No entanto, 2019 deverá ser o ano de preparação das empresas para essas questões, e o tema deve continuar em alta nos anos seguintes. 

3- Presença cada vez maior da tecnologia no âmbito jurídico

Assim como em todas as atividades do nosso cotidiano, a tecnologia está cada vez mais presente no âmbito jurídico e atualmente alguns recursos excepcionais estão sendo desenvolvidos e deverão causar uma mudança significativa no mercado em geral. O sistema de Inteligência Artificial (IA) Watson, por exemplo, lançado pela IBM em 2010, é capaz de analisar mais de 1 bilhão de documentos em menos de um segundo. Para gestão jurídica, tais recursos são ótimos para melhorar a eficiência operacional. A automação do departamento jurídico permite a otimização de tarefas que fazem parte do cotidiano de um advogado: economiza-se tempo em atividades específicas, possibilitando a execução de mais tarefas durante o expediente. Já se familiarizar com esses recursos digitais é boa ideia para acompanhar as suas evoluções nos próximos tempos.

4- O perfil empreendedor combina com o advogado do futuro

Uma tendência válida não só para o âmbito jurídico, mas para o mercado em geral, é a procura de profissionais que possuam perfil e espírito empreendedor, com visão de negócio e flexibilidade. Essa é uma competência em alta, que propicia cada vez mais oportunidade para quem se encaixa no perfil. Além disso, eventuais mudanças na forma como os serviços jurídicos deverão ser prestados apontam para uma forma de trabalhar muito mais colaborativa. 

Com as áreas de empreendedorismo e compliance, o Direito Empresarial está em alta para o novo ano. O professor Marlon Tomazette, especialista na área e autor da Editora saraiva, lançou três volumes do "Curso de Direito Empresarial": "Teoria Geral e Direito Societário", "Títulos e Crédito" e "Falência e Recuperação de Empresas". 

* Texto elaborado pela Editora.

t

__________

SARAIVA EDUCACAO LTDA

__________