MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do STJ defende consenso para que vítimas de Brumadinho sejam rapidamente indenizadas
Tragédia

Presidente do STJ defende consenso para que vítimas de Brumadinho sejam rapidamente indenizadas

Ministro João Otávio de Noronha defendeu ainda a punição dos responsáveis sem que ocorra a extinção da Vale.

Da Redação

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Atualizado às 19:20

Na abertura do ano no STJ, o presidente da Corte, ministro João Otávio de Noronha, prestou solidariedade às vítimas do rompimento da barragem de mineração em Brumadinho/MG e pediu uma rápida reparação. 

t

Destacando a notícia de que a Vale pretende fazer acordos para indenizar as vítimas, o ministro afirmou ser preciso entender que a Constituição reserva ao Judiciário uma enorme jurisdição, mas não o monopólio da Justiça, que "deve ser sempre obtida pelo meio mais rápido e mais célere e não necessariamente tem que passar pelo Poder Judiciário".

"Deus queira que as autoridades encarregadas e o Poder Executivo, com a participação dos membros do MP e dos juízes, levem às partes a um consenso de que essas indenizações, necessárias, possam ser obtidas pelo meio mais rápido, não como forma de reparar, porque essa dor é irreparável, como forma de minorar a dor e para que ela não se estenda ao campo material."

Ele afirmou ser importante não acontecer o que ele viu acontecendo no caso de Mariana: "brigas de vaidade entre membros do Poder Judiciário, membros do MP e autoridades" que geraram a "consequência danosa de até hoje ter gente de Mariana não indenizada".

O ministro defendeu ainda a punição dos responsáveis pela tragédia sem que ocorra a extinção da Vale. "É preciso um pouco de calma, de paciência e de visão. Não é a extinção da Vale que vai resolver este problema. A punição não deve ser à empresa, mas aos homens responsáveis. Porque Mariana, Brumadinho, todas dependem economicamente da atividade mineral. Essa atividade de mineração deverá ser exercida com maior responsabilidade, maior prevenção e maior fiscalização. E o primeiro fiscal é o Poder Executivo."  

Patrocínio

Patrocínio Migalhas