MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF retoma julgamento sobre correção monetária em condenações contra Fazenda Pública
EDcl

STF retoma julgamento sobre correção monetária em condenações contra Fazenda Pública

Plenário debate modulação dos efeitos de decisão que adotou o IPCA-E em substituição à TR.

Da Redação

quarta-feira, 20 de março de 2019

Atualizado às 09:15

O plenário do STF retoma nesta quarta-feira, 20, o julgamento de quatro EDcl contra o acórdão que trata da atualização de índices de correção monetária e juros de mora a serem aplicados sobre condenações contra a Fazenda Pública. O caso é o primeiro item da pauta.

Os embargos pedem a modulação dos efeitos da decisão que adotou o IPCA-E em substituição à TR para correção monetária dos débitos fazendários no período anterior à expedição dos precatórios.

A mudança de índice foi o efeito prático da decisão que declarou a inconstitucionalidade do índice previsto na lei 9.494/97, com redação dada pela lei 11.960/09.

t

Em dezembro do ano passado, o ministro Luiz Fux, relator, propôs que os efeitos da decisão valessem a partir de 25/03/2015 para os processos que ainda não transitaram em julgado. Naquela data, o plenário julgou questões de ordem nas ADIs 4.425 e 4.357, conhecidas como ADIs dos precatórios. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista dos autos.

A propósito, este será o primeiro caso em que o advogado Felipe Santa Cruz atua no Supremo como novo presidente do Conselho Federal da OAB.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas