MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plenário inicia julgamento sobre precatório para empresas que prestam serviço público
Precatórios

Plenário inicia julgamento sobre precatório para empresas que prestam serviço público

Julgamento será retomado amanhã, 21.

Da Redação

quarta-feira, 20 de março de 2019

Atualizado às 19:39

Na tarde desta quarta-feira, 20, o plenário do STF começou a analisar se referendam ou não medidas cautelares em ADPFs distintas que discutem a aplicação do regime de precatório para empresas que prestam serviços públicos. Na sessão de hoje, houve a leitura do relatório pelo ministro Edson Fachin e as sustentações orais. Julgamento será retomado amanhã, 21.

t

O caso

Os governadores do DF e do Pará ajuizaram ADPF contra decisões da Justiça do Trabalho que determinaram o bloqueio de valores oriundos de suas contas para pagamento de verbas trabalhistas de seus empregados.

As empresas em questão são a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará - EMATER/PA. As partes sustentam que as decisões trabalhistas violam o regime de precatórios insculpido no art. 100 da CF, pois prestam serviço público em regime de monopólio, devendo este se submeter ao mesmo regime de execução conferido à Fazenda Pública em geral, ou seja, o regime de precatórios.

Em agosto do ano passado, o ministro Edson Fachin deferiu liminar na ação do metrô determinando que fosse suspenso imediatamente bloqueios originários de débitos trabalhistas da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) em contas da empresa, com pronta liberação dos valores bloqueados.

Em sua decisão, o ministro Fachin observou que o Metrô-DF foi criado pela lei distrital 513/93 como empresa pública sob a forma de sociedade por ações, assegurada a participação mínima do Distrito Federal em 51% do capital social e vinculada à Secretaria de Transportes. De acordo com o relator, a jurisprudência do STF é no sentido de que a empresa pública que atua na ordem econômica prestando serviços públicos sem intuito de lucratividade ou caráter concorrencial se equipara ao conceito de Fazenda Pública e demais entidades de direito público, atraindo a incidência do artigo 100 da Constituição Federal, que trata do regime de precatórios. 

Sustentações

O advogado da ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho foi o primeiro a subir à Tribuna. Ele destacou que para a empresa pública não cabe o regime de precatório quando há concorrência e distribuição de lucro, o que, segundo ele, se configura no caso concreto.

A OAB/DF pleiteou pela improcedência da ADPF. Para a Ordem, o metrô tem patrimônio e orçamento próprio e que o regime de precatório não deve ser aplicado.

A Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal/AAT-DF alegou que o metrô não é ente federal e sua receita não vem do DF, porque detém liquidez e são pagos espontaneamente. Assim, pediu pelo pagamento direto e não por regime de precatório.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e também Urbanos Coletivos de Passageiro sobre Trilho do Distrito Federal - SINDMETRÔ/DF afirmou que o metrô possui personalidade jurídica de Direito privado. Para a entidade, no caso, existe concorrência.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários, de Veículos leves sobre trilhos, de operadores de transporte coletivo de passageiros sobre trilhos e monotrilho - FENAMETRO afirmou que há claramente o ganho de lucro pela empresa do Metrô e tem atividade concorrente.

Por último, o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público, Agropecuário e Fundiário do Estado do Pará/STAFPA alegou que a Emater/PA não detém a exclusividade dos serviços. Para o sindicato, a entidade tem receita própria e incorporação de lucros.

  • Processos: ADPF 524 e ADPF 530

Patrocínio

Patrocínio Migalhas