MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém decisão que obriga Avianca a devolver nove aviões
Recuperação judicial

STJ mantém decisão que obriga Avianca a devolver nove aviões

Decisão é do presidente da Corte, ministro João Otávio de Noronha.

Da Redação

sábado, 13 de abril de 2019

Atualizado às 09:51

O presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, negou nesta sexta-feira, 12, pedido da Avianca, em recuperação judicial, para suspender decisões do TJ/SP que determinaram que ela devolva imediatamente nove aeronaves e um motor para as empresas arrendadoras.

t

Após a realização da assembleia geral de credores da Avianca, as arrendadoras solicitaram, nos autos de ação de reintegração de posse, nova ordem para retomar os aviões e motores - pedidos que foram deferidos pelo juízo da 27ª vara Cível de São Paulo.

Segundo o ministro Noronha, é possível identificar a existência de interesse público na tentativa de recuperação da saúde financeira da Avianca, para a proteção de interesses de funcionários, consumidores, fornecedores, parceiros de negócio e do próprio mercado de transporte aéreo nacional, como já ressaltado em decisões anteriores do STJ. Em março, Noronha suspendeu a decisão que permitia a devolução imediata das aeronaves da empresa aos credores até a realização da assembleia geral.

Entretanto, segundo o ministro, a excepcionalidade alegada pela empresa - ou seja, a possibilidade de continuar usando as aeronaves arrendadas que não foram pagas - não se verifica na hipótese analisada no atual pedido.

"Com o transcurso do tempo e diante das diversas intercorrências já ocorridas nos últimos meses no procedimento de recuperação judicial de origem, tem-se que a utilização da via suspensiva objetivando, nesse momento, a viabilização do soerguimento econômico da empresa representa interferência indevida em questões relacionadas ao fundo da controvérsia, que devem ser solucionadas nas instâncias ordinárias e em vias processuais próprias."

De acordo com o presidente do STJ, no atual momento deve preponderar o interesse público de que prevaleçam as decisões proferidas pelos juízos responsáveis pela condução dos feitos na origem, inviabilizando a suspensão das decisões do TJSP.

Impeditivo para a recuperação

A Avianca mencionou no pedido de suspensão que a efetividade das deliberações tomadas durante a assembleia geral de credores depende da imediata suspensão das decisões do TJ/SP que determinam a devolução das aeronaves.

Segundo a empresa, a manutenção das decisões impediria sua recuperação e poderia prejudicar os consumidores, já que o cancelamento de voo por insolvência da operadora exclui o direito à realocação do passageiro em outras companhias.

João Otávio de Noronha destacou que no âmbito de um pedido de suspensão de liminar não é possível analisar as questões de mérito alegadas no pedido da Avianca. "O pedido suspensivo destina-se a tutelar tão somente grave lesão à ordem, à saúde, à segurança ou à economia públicas, não podendo ser utilizado como se sucedâneo recursal fosse."

  • Processo: SLS 2.508

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas