MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF reconhece direito ao creditamento de IPI na entrada de insumos da Zona Franca
Tributos

STF reconhece direito ao creditamento de IPI na entrada de insumos da Zona Franca

Decisão se deu por maioria, 6 ministros votaram por admitir os créditos.

Da Redação

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Atualizado às 16:15

Na tarde desta quinta-feira, 25, os ministros do STF entenderam que há direito ao creditamento do IPI na entrada de insumos provenientes da Zona Franca de Manaus adquiridos sob o regime de isenção. A decisão se deu por maioria, 6x4, negando provimento ao recurso da Fazenda Nacional.

t

O caso

A União contestou decisão que autorizou a apropriação dos créditos decorrentes de insumos da Zona Franca de Manaus. Pediu, portanto, o provimento da pretensão recursal de modo a reformar o acórdão para "não existir direito ao creditamento do IPI na aquisição de insumos, matérias primas e materiais de embalagem não tributados ou tributados à alíquota zero, mesmo se provenientes da Zona Franca de Manaus sob o regime de isenção".

Para a recorrente, o princípio da não-cumulatividade, previsto na Constituição, exige tributo cobrado na operação anterior, razão pela qual não se garante, sem lei que assim o preveja, o creditamento em caso de aquisição de insumos não tributados ou tributados à alíquota zero.

O tema foi julgado nos REs 596.614 e 592.891, com repercussão geral reconhecida.

Relator

O ministro Marco Aurélio votou pelo provimento do recurso da União, assentando a inexistência do direito ao creditamento de IPI na aquisição de insumos e matérias primas oriundos da Zona Franca de Manaus. 

No seu voto, o ministro enfatizou que não existe previsão legislativa expressa, e nem precedentes do STF, que reconhecem o direito do creditamento especificamente à Zona Franca. Ele afirmou que a regra é voltada ao não creditamento, assim, "não cabe ao órgão julgador avançar no campo julgador onde o texto constitucional não fez", completou.

Marco Aurélio pontuou que a norma constitucional buscou promover a industrialização naquela determinada localidade e que visou estimular a instalação de parque industrial completo. Para ele, a possibilidade de manutenção do creditamento beneficiaria indevidamente empresas fora da Zona Franca. O ministro considerou que esse crédito ficto implica em extensão de benefício não previsto em lei.

Os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia acompanharam integralmente o relator.

Veja a íntegra do voto do relator. 

Divergência

O ministro Edson Fachin abriu a divergência, negando provimento, para entender que é devido o creditamento. Fachin entendeu que há arcabouço jurídico que permite essa exceção de aproveitamento de créditos pela Zona Franca. Para ele, esse benefício é bom para soberania nacional, integração econômica e redução das desigualdades nacionais em âmbito federativo.

O ministro citou que a exceção atribuída a Zona Franca é constitucionalmente justificável ao citar dispositivos do ADCT. Para ele, o acórdão recorrido, que autoriza o creditamento, não destoa da jurisprudência e do arcabouço normativo.

Seguindo a divergência, o ministro Luís Roberto Barroso reconheceu que, de fato, a CF não estabelece a exceção, mas estabelece um tratamento diferenciado para a Zona Franca, apaziguando as diferenças regionais. O ministro enfatizou a responsabilidade do Congresso em fazer lei específica para dispor sobre a matéria.

A ministra Rosa Weber também seguiu a divergência. Rosa Weber já havia expressado sua opinião quanto ao assunto no RE 592.891, que teve repercussão geral reconhecida e no qual é relatora. Em 2016, quando o julgamento foi iniciado, a ministra admitiu a utilização dos créditos por entender que a Zona Franca constitui exceção à regra geral estabelecida pela jurisprudência do STF.

Os ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Dias Toffoli também seguiram a divergência, negando provimento ao recurso.

RE 592.891

Este RE foi apregoado em conjunto, no entanto, os ministros Marco Aurélio e Luiz Fux estavam impedidos. O julgamento começou a ser feito em 2016 e finalizado nesta sessão.

Os ministros Rosa Weber, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Dias Toffoli votaram por negar provimento ao recurso, admitindo o creditamento.

Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia ficaram vencidos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas