MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Bolsonaro nomeia Sérgio Banhos para ministro do TSE
Nomeação

Bolsonaro nomeia Sérgio Banhos para ministro do TSE

Lista Tríplice era composta dos ministros substitutos do TSE Carlos Bastide Horbach, Sérgio Silveira Banhos e a ex-AGU Grace Mendonça.

Da Redação

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Atualizado às 07:05

Foi publicada no DOU de hoje, 26, a nomeação do advogado Sérgio Banhos para a vaga de ministro titular no TSE. A nomeação, que foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro, visa preencher a vaga deixada pelo ministro Admar Gonzaga Neto.

t

Na última quarta-feira, 24, o plenário do STF realizou eleição de lista tríplice de indicados a ocupar vaga de Admar Gonzaga Neto. A lista eleita incluia os ministros substitutos do TSE Carlos Bastide Horbach, Sérgio Silveira Banhos e a ex-AGU Grace Mendonça.

Grace Mendonça foi a mais votada, com dez votos, e os ministros Carlos Bastide Horbach e Sérgio Silveira Banhos tiveram sete votos cada um.

O mandato do ministro Admar Gonzaga Neto vence ainda neste mês, no dia 27. Ele era acusado de agredir a sua ex-esposa em caso de violência doméstica. 

Perfil

Natural do Rio de Janeiro/RJ, Sérgio Banhos é mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC/SP e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Sussex, Inglaterra. É procurador do Distrito Federal e especialista em Direito Eleitoral.

Em 10 de agosto de 2017, Sérgio Banhos foi nomeado para ocupar a cadeira de ministro substituto do TSE pela classe dos juristas. A nomeação feita pelo presidente Michel Temer visa preencher a vaga deixada pelo ministro Admar Gonzaga ao se tornar ministro efetivo em abril daquele ano.

Veja a íntegra da nomeação.

_____________

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

DECRETO DE 25 DE ABRIL DE 2019

O P R ES I D E N T E DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 84, caput, inciso XVI, e o art. 119, caput, inciso II, tendo em vista o disposto no art. 121, § 2o , da Constituição, resolve:

N O M EA R ,

a partir de 28 de abril de 2019, SÉRGIO SILVEIRA BANHOS, para compor o Tribunal Superior Eleitoral, no cargo de Juiz Titular, em vaga decorrente do término do primeiro mandato de Admar Gonzaga Neto. Brasília, 25 de abril de 2019; 198º da Independência e 131º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO
Sérgio Moro 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas