MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Amazon deve fornecer dados de acesso de dispositivo eletrônico invadido com sons de gemidos
Fornecimento de dados

Amazon deve fornecer dados de acesso de dispositivo eletrônico invadido com sons de gemidos

Decisão é do juiz de Direito Carlos Alexandre Aiba Aguemi, da 34ª vara Cível de São Paulo.

Da Redação

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Atualizado às 08:10

A Amazon foi condenada a fornecer dados de acesso para identificar invasor que colocou sons de gemidos sexuais em dispositivo pertencente a uma mulher. Decisão é do juiz de Direito Carlos Alexandre Aiba Aguemi, da 34ª vara Cível de São Paulo.

t

Consta nos autos que a mulher ganhou do ex-companheiro um dispositivo Amazon Alexa - assistente pessoal eletrônica produzida pela empresa que realiza tarefas por comando de voz, controla aparelhos inteligentes conectados na internet, entre outros.

Durante uma viagem aos Estados Unidos, a mulher teve o aparelho invadido por pessoa ainda não identificada e foi informada de que sons ensurdecedores e ininterruptos de gemido sexual estavam vindo de seu apartamento, incomodando os vizinhos. Em virtude disso, ela foi notificada pelo edifício onde morava e pediu para uma conhecida se dirigir ao local para desligar o aparelho.

Dias depois, quando já havia retornado, teve o aparelho invadido novamente e os sons voltaram a ser reproduzidos pela assistente eletrônica. Na Justiça, a mulher pediu que a Amazon apresentasse os dados de acesso à autora capazes de identificar o invasor do dispositivo.

O juízo de 1º grau deferiu liminar para que a Amazon fornecesse, em até cinco dias, documento ou dado eletrônico para levar à identificação do invasor do equipamento da autora, sob pena de multa diária de R$ 500,00 em caso de descumprimento.

Ao proferir a sentença, o juiz Carlos Alexandre Aiba Aguemi ponderou que no CPC/15 não há previsão sobre a existência de ação cautelar de exibição de documentos. "Todavia, a ausência de previsão legal não pode servir como óbice ao direito de ação da parte, previsto como garantia fundamental no artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal: 'a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito'".

Conforme o magistrado, "o interesse de agir está na necessidade que o autor possui de conhecer de forma antecipada o teor de tais documentos com a finalidade de obtenção dos dados necessários à instrução de futura ação de conhecimento".

O juiz considerou ainda que é certo que o sigilo das comunicações não é direito absoluto, e que, "ante a prática de infrações contra a esfera de direitos de outrem pode e deve ser relativizado para que a vítima exerça a defesa que lhe parecer adequada".

Assim, julgou procedente o pedido da autora e condenou a Amazon a fornecer os dados de acesso capazes de identificar o invasor do dispositivo. O magistrado deu prazo de 30 dias para o fornecimento das informações, sob pena de multa diária de R$ 500,00 em caso de descumprimento.

O advogado Igor Guilhen Cardoso, do escritório Almendro, Guilhen e Madrigano Advogados, patrocinou a autora na causa.

Confira a íntegra da sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas