MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar propõe que STF mude posição para autorizar impugnação de delação por terceiros
Penal

Gilmar propõe que STF mude posição para autorizar impugnação de delação por terceiros

Ministro relata HCs na 2ª turma acerca do tema.

Da Redação

terça-feira, 21 de maio de 2019

Atualizado às 15:55

A 2ª turma do STF julgará a possibilidade de terceiros impugnarem acordo de colaboração premiada. A tese está em pauta em dois HCs de pacientes que respondem a ação penal derivada da operação Publicano, que investigou desvio de recursos da Receita no Paraná.

Os autores sustentam a ilegalidade de termo aditivo de acordo de delação de ex-auditor. De acordo com os autos, a delação foi rescindida e houve a imputação, pelo delator, de crimes ao parquet (que teria forjado declarações). Depois, delator e MP celebraram termo aditivo e o delator retira as acusações contra o parquet.

Possibilidade de impugnação

t

O relator dos HCs, ministro Gilmar Mendes, propôs à turma que repensem a jurisprudência do Tribunal acerca da impossibilidade de terceiros impugnarem acordos de delação premiada.

O plenário do STF decidiu, em leading case do ministro Toffoli (HC 127.483), que a delação é meio de obtenção de prova advindo de um negócio jurídico personalíssimo que gera obrigações e direitos entre as partes celebrantes, que não pode ser impugnada por coautores ou partícipes do colaborador na organização criminosa e nas infrações penais por ela praticadas, ainda que venham a ser expressamente nominados no respectivo instrumento.

Contudo, para Gilmar, os acordos têm graves impactos à esfera de corréus delatados e toca intimamente nos interesses da sociedade: "É evidente e inquestionável que a esfera de terceiros delatados é afetada pela homologação de acordos ilegais e ilegítimos."

O ministro lembrou o caso de delação do ex-senador Delcídio do Amaral, "com declarações que abalaram a República e denegriram a imagem de diversos cidadãos", que se mostraram futuramente infundadas e imprestáveis à persecução criminal; "não podemos fechar os olhos diante deste cenário e da falta de limites ao poder negocial no processo penal brasileiro".

Assim, disse Gilmar, em razão do impacto na esfera de direitos de terceiros, o acordo de colaboração premiada deve ser passível de impugnação e controle judicial - "é o momento para dar um passo a mais e reconhecer a possibilidade de impugnação por terceiros em caso de ilegalidade manifesta".

"Em caso de ilegalidade manifesta em acordo de colaboração premiada o Poder Judiciário deve agir para a efetiva proteção de direitos fundamentais."

"Virada diametral"

Com relação ao caso concreto, o relator destacou que os aditivos apresentados aos termos continham cláusula que determinavam que os delatores se retratassem de acusações aos promotores do Gaeco e ratificassem declarações anteriores na fase de investigação preliminar.

Para Gilmar, diante da gravidade das acusações aos promotores, seria "questionável que esses agentes possam negociar e transigir sobre fatos supostamente criminosos a eles imputados". O ministro entendeu um novo acordo sobre os mesmos fatos configurou uma "virada diametral", com "evidente fragilização". "A força probatória de tais declarações resta completamente esvaziada diante do panorama."

Mais adiante, o relator assentou a orientação no sentido de que assentar a obrigatoriedade do registro audiovisual de todas as fases de negociação do acordo.

Dessa forma, concedeu a ordem de ofício para declarar a nulidade do segundo acordo de colaboração firmado, e a ilicitude das declarações incriminatórias prestadas pelos delatores. E determinou ao juízo de origem que verifique outros elementos probatórios contaminados e atos deles derivados, para eventual anulação, bem como a viabilidade do trancamento da ação penal. Com base na necessidade de segurança jurídica, o ministro reconheceu que os benefícios concedidos aos colaboradores no acordo devem ser mantidos.

Por fim, ainda recomendou ao CNMP e à corregedoria do MP/PR, investigação para apurar as "graves denúncias" relacionadas aos integrantes do parquet.

Após o voto do relator, o ministro Edson Fachin pediu vista dos autos, lembrando que o plenário da Corte "já exarou, à unanimidade, um determinado horizonte". O julgamento será retomado na sessão de 11 de junho.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas