MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Consignado pode ser impedido quando soma de idade e prazo de contrato supera 80 anos
Empréstimo

Consignado pode ser impedido quando soma de idade e prazo de contrato supera 80 anos

Para a 3ª turma do STJ, prática não é discriminatória quando fundamentada adequadamente.

Da Redação

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Atualizado às 15:18

A 3ª turma do STJ decidiu que não caracteriza discriminação abusiva a prática das instituições financeiras de impor restrições ao empréstimo consignado quando a soma da idade do cliente com o prazo do contrato for maior que 80 anos.

t

Em ACP, o MPF pediu que fosse retirado dos manuais normativos da Caixa Econômica Federal dispositivo que limita a contratação ou renovação de empréstimos consignados nas situações em que a soma da idade do tomador com o prazo da operação ultrapassar os 80 anos. Para o parquet, a previsão é discriminatória e fere o artigo 96 do Estatuto do Idoso.

A Caixa alegou que a medida tem o objetivo de proteger a população idosa do superendividamento, dados a facilidade de acesso ao empréstimo consignado e o caráter irrevogável da operação. Além disso, o banco ressaltou que disponibiliza outras opções de acesso ao crédito para aposentados.

a relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, destacou que o bem tutelado no caso é a dignidade da pessoa idosa, de forma que quaisquer condutas baseadas em mecanismos de constrangimento, exclusivamente pautadas na idade avançada, devem ser repelidas. "Somente o comportamento que se reveste dessa intencionalidade ilícita será objeto do grave controle normativo criminal", ponderou ela.

Entretanto, a magistrada apontou que a restrição na contratação de empréstimo, apenas na modalidade consignado, não representa discriminação negativa que coloque em desvantagem exagerada a população idosa, a qual pode se socorrer de outras formas de acesso ao crédito bancário.

"A adoção de critério etário para distinguir o tratamento da população em geral é válida quando adequadamente justificada e fundamentada no ordenamento jurídico, sempre atentando-se para a sua razoabilidade diante dos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana", declarou a ministra.

Fatores justificáveis

Ratificando os argumentos do tribunal de origem, a relatora ressaltou que aceitar a restrição na concessão de empréstimo consignado não constitui causa de discriminação ou desrespeito à pessoa unicamente por sua condição de idosa, "mas o reconhecimento de outros fatores justificáveis e razoáveis da limitação ao crédito perante o mercado em geral".

"Os elementos admitidos como fator de discriminação - idade do contratante e prazo do contrato - guardam correspondência lógica abstrata entre o fator colocado na apreciação da questão (discrímen) e a desigualdade estabelecida nos diversos tratamentos jurídicos, bem como há harmonia nessa correspondência lógica com os interesses constantes do sistema constitucional e assim positivados (segurança e higidez do sistema financeiro e de suas instituições individualmente consideradas)."

Confira a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas