MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vício de ato administrativo sanado em ação não invalida patente para remédio de AIDS
Propriedade industrial

Vício de ato administrativo sanado em ação não invalida patente para remédio de AIDS

Decisão é da 3ª turma do STJ.

Da Redação

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Atualizado às 18:13

A 3ª turma do STJ manteve válida a patente que cobria um medicamento para AIDS chamado Kaletra, e que já foi o mais importante para tratamento da doença no Brasil.

O propósito recursal era verificar a higidez do ato administrativo que concedeu a patente de invenção do medicamento à Abbott (que passou a pertencer à nova empresa AbbVie).

Em 1º grau, foi julgado procedente o pedido da autora para decretar a nulidade da patente, concedida pelo sistema pipeline.  O acórdão deu parcial provimento à apelação da Abbott, para determinar ao INPI a remessa do pedido de patente à Anvisa. A Corte regional entendeu pela validade da patente, uma vez que o único vício detectado no ato administrativo - ausência de manifestação da Anvisa quanto a eventuais riscos do medicamento à saúde pública - fora sanado no curso da ação.

t

A recorrente alega que a patente deve ser declarada nula porque não foram observados, pelo INPI, os requisitos tradicionais previstos no art. 8º da LPI - novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

A relatora dos recursos, ministra Nancy Andrighi, consignou, porém, que o colegiado possui posicionamento no sentido de que a não observância de tais requisitos não constitui causa de nulidade apta a autorizar a invalidação da patente, justamente porque sua natureza excepcional, estabelecida expressamente na lei de regência, não exige seu preenchimento.

Com relação à concessão de patentes sem anuência prévia da Anvisa, Nancy constatou que o acórdão recorrido revela que, a despeito de não ter anuído especificamente quanto à outorga da patente, a autarquia sanitária concedeu, alguns meses depois da entrada em vigor desse dispositivo, o registro sanitário para o medicamento.

"Ou seja, ficou assentado que a finalidade subjacente à regra legal em questão - reconhecimento da segurança e eficácia do medicamento objeto da patente -, ainda que por via transversa, foi atingida a contento. Não seria razoável invalidar a patente impugnada, sobretudo porque nenhum prejuízo à saúde pública teria sido - ou poderia vir a ser - causado pelo uso da substância medicamentosa."

A relatora lembrou doutrina segundo a qual não se pode declarar a nulidade de patentes em razão de qualquer violação eventualmente perpetrada à LPI.

"É absolutamente plausível que o julgador, quando se deparar com a presença de algum vício no procedimento administrativo de concessão de patente, conclua que, verificada a excepcionalidade do substrato fático, a irregularidade constatada seja passível de correção."

Dessa forma, negou provimento ao recurso da Cristália e não conheceu do recurso adesivo da Abbott. A decisão da turma foi unânime.

Os advogados Gustavo de Freitas Morais, Joaquim Eugenio Goulart e Luiz Augusto Lopes Paulino, sócios do escritório Dannemann Siemsen, atuaram na causa pela Abbott.

___________

t