MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST afasta revelia de processo em que advogado apresentou defesa de outro caso por engano
Revelia

TST afasta revelia de processo em que advogado apresentou defesa de outro caso por engano

Para colegiado, o engano configurou mera irregularidade formal.

Da Redação

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Atualizado às 14:23

A 4ª turma do TST afastou revelia de processo em que o advogado da parte, por engano, apresentou defesa relativa a outro caso similar. O colegiado considerou que a parte compareceu à audiência e que o engano configurou mera irregularidade formal.

t

Várias audiências

Uma bancária litigava contra uma instituição financeira. No dia da audiência, o advogado do banco apresentou documentos e defesa que não se referiam à empregada autora da ação. Segundo o banco, houve a troca das defesas de dois processos que tratavam da mesma matéria (horas extras) e cujas audiências haviam sido marcadas para o mesmo dia em duas varas do Trabalho distintas, com intervalo de apenas cinco minutos entre elas.

O equívoco foi constatado em maio, e a juntada posterior da defesa correta foi indeferida pelo juízo, que aplicou a revelia e condenou o banco ao pagamento das parcelas pleiteadas pela bancária. "Não tendo apresentado defesa, o réu é revel, ainda que seu preposto tenha comparecido à audiência", afirmou a juíza.

O TRT da 10ª região manteve a sentença. Segundo o Tribunal de origem, a pretensão de juntada posterior da defesa não seria possível, porque a audiência de instrução já havia sido encerrada.

Irregularidade formal

Relator, o ministro Caputo Bastos, assinalou que, no processo do trabalho, a revelia não é caracterizada pela ausência de contestação, mas pela ausência da parte em juízo.

"Considerando que a parte compareceu à audiência, o equívoco na apresentação da defesa configurou mera irregularidade formal, devidamente justificada pelo fato de que o banco tinha audiências marcadas para horários próximos. (...) Tal equívoco é incapaz de provocar a revelia".

O relator ressaltou ainda que, no processo do trabalho, vigoram os princípios da informalidade, da oralidade e da instrumentalidade das formas. "A mera irregularidade formal não pode impor à parte penalidade tão pesada quanto a revelia, com as suas danosas consequências", afirmou. Além de considerar o excessivo rigor formal, o ministro entendeu que houve afronta ao direito de defesa.

Assim, por unanimidade, a turma afastou a revelia para declarar a nulidade do processo por cerceamento de defesa e determinar o retorno dos autos à VT para que considere a defesa e os documentos apresentados pelo banco, prossiga na instrução probatória do feito e profira novo julgamento.

O escritório Russomano Advocacia atuou no caso.

Veja a decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas