MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Incapacidade laboral não justifica cobertura securitária por invalidez funcional
Seguro de vida

STJ: Incapacidade laboral não justifica cobertura securitária por invalidez funcional

Decisão é do ministro Marco Buzzi, ao considerar jurisprudência da Corte sobre o tema.

Da Redação

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Atualizado às 08:35

Incapacidade laboral, por si só, não enseja cobertura securitária por invalidez funcional. Decisão é do ministro Marco Buzzi, do STJ.

t

O segurado, que possui espondilite anquilosante, ajuizou ação requerendo o pagamento de indenização securitária, alegando sua invalidez permanente decorrente de um acidente automobilístico. Em 1º grau, o pedido foi julgado improcedente, porque o juízo entendeu que a causa da invalidez foi a doença, não o acidente.

O TJ de origem, ao considerar que a pretensão inicial somente não havia sido acolhida porque fundamentada no acidente - e não na doença - reformou a sentença. A Corte entendeu que a comprovação da invalidez do segurado para o exercício de sua atividade é suficiente para justificar a cobertura securitária.

No STJ, a seguradora sustentou que a doença da qual o segurado é vítima, embora tenha lhe causado invalidez laboral, não se enquadra na hipótese da cobertura securitária contratada. Conforme a seguradora, há distinção entre a cobertura por invalidez laboral e a cobertura por invalidez funcional, sendo que esta última está prevista no contrato. A empresa alegou não ser abusiva cláusula contratual que estabelece a cobertura apenas para a segunda forma de invalidez.

Ao analisar o caso, o ministro Marco Buzzi, do STJ, pontuou que, de acordo com a jurisprudência da Corte Superior, "o estabelecimento de cobertura securitária de Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD), a qual garante o pagamento da indenização somente em casos de perda do pleno exercício de relações autonômicas na vida cotidiana, por si só não pode ser considerado abusivo".

Conforme o relator, o entendimento não foi seguido pelo Tribunal de origem, o qual, mesmo reconhecendo a existência tão somente de cobertura por invalidez funcional permanente total por doença, "reputou como suficiente para o pagamento da indenização securitária a ocorrência de incapacidade laboral".

"Assim, de rigor o provimento do recurso especial para julgar improcedente o pedido inicial, diante da inexistência de cobertura securitária para o tipo de invalidez que acomete o segurado."

Confira a íntegra da decisão.

De acordo com o advogado Thiago Kastner, do escritório Jacó Coelho Advogados - que patrocinou uma das seguradoras na causa, o STJ "vem agindo com grande cautela ao analisar esta modalidade de seguro de vida, evitando que os Tribunais de Justiça promovam a distorção sobre a forma de enquadramento da cobertura de Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD) evitando um desiquilíbrio contratual que compõem o mútuo".

_________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas