MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. DPU pode fechar 43 unidades após governo cobrar devolução de servidores ao Executivo
Defensoria Pública

DPU pode fechar 43 unidades após governo cobrar devolução de servidores ao Executivo

Termina este mês o prazo dado pelo ministério da Economia para devolução de servidores do Executivo.

Da Redação

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Atualizado às 08:39

A Defensoria Pública da União poderá fechar 43 unidades fora das capitais. Isto porque, no próximo dia 27, termina o prazo dado pelo Ministério da Economia para que os 828 servidores do Executivo que foram cedidos ao órgão no ano passado voltem às suas funções de origem.

t

O plano de contingenciamento decorre do impasse acerca da manutenção da força de trabalho dos servidores requisitados pela DPU, gerado pelos artigos 105 a 108 da lei 13.328/16. Em novembro do ano passado, o então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão editou a nota técnica 26812/2018-MP, que interpreta a lei 13.328 no sentido de que a DPU deve devolver os requisitados com mais de três anos da cessão ou reembolsar o órgão de origem em caso de interesse pela permanência do servidor.

A Defensoria alega que, com a restrição do teto de gastos, não pode contratar substitutos e que, sem eles, será obrigada a fechar parte de suas unidades. Os requisitados, como são chamados, atuam em atividades administrativas nas 70 unidades da DPU pelo Brasil.

Em janeiro, o então MPOG suspendeu a exigência de devolução dos servidores requisitados pela DPU a seus órgãos de origem por seis meses, até que se pudesse construir uma solução política para a questão. Entretanto, o atual ministério da Economia está determinando o retorno dos servidores a partir da interpretação da lei.

Para não fechar as portas, a DPU depende de edição de Medida Provisória que estenda a permanência dos servidores na instituição ao menos até a aprovação do PL 7.922/14, que prevê a criação da carreira administrativa da DPU, que ainda não foi apreciado em plenário na Câmara dos Deputados.

Em 23 de maio, a DPU enviou ofício à Casa Civil da presidência da República demonstrando a urgência e relevância da situação, com o intuito de garantir solução política para a questão por meio de MP.

Caráter emergencial

A DPU foi criada em 1995 em caráter emergencial e provisório e, desde então, depende dos servidores requisitados para funcionar. Além dos 645 defensores públicos federais, a Defensoria Pública da União conta com 487 cargos providos oriundos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo, servidores públicos federais que fizeram concurso específico para o órgão.

Todos os demais pertencem ao Executivo, que tem ao todo 621 mil servidores. Os requisitados da DPU representam 0,13% dos cargos do Executivo. Em comparação, o Ministério Público da União conta com força de trabalho administrativa de 10 mil pessoas.

t

Estrutura precária

A Anadef - Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais publicou nota externando preocupação. No texto, destaca que é precária a estrutura administrativa do órgão, e que até hoje não foi criada a carreira de servidores de apoio da DPU. Afirma, por fim, que a devolução dos servidores "gerará um colapso imediato na instituição, impedindo-a de prestar atendimento à população". Afirma, por fim, contar com o apoio das autoridades para impedir o retrocesso.

NOTA PÚBLICA

É com extrema preocupação que a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais - ANADEF avalia o plano de contingenciamento de atuação e fechamento de unidades no interior do país em discussão na Defensoria Pública da União - DPU. O plano decorre do impasse acerca da manutenção da força de trabalho dos servidores requisitados pela DPU, gerado pelos artigos 105 a 108 da Lei 13.328/2016.

A DPU não conta com carreira de servidores de apoio à atividade-fim dos Defensores Públicos Federais. A muito precária estrutura administrativa do órgão, que se estende por 80 unidades no país, além da Administração Superior em Brasília-DF, é hoje composta por cerca de 800 servidores requisitados, 300 servidores do Plano Geral do Poder Executivo - PGPE e pouco mais de 100 servidores anistiados. A Lei 13.328/2016 determinou a devolução de todos os servidores requisitados pela DPU, em até três anos contados de sua vigência. Passados, porém, esses três anos, não foi criada a carreira de servidores de apoio da DPU, situação ainda mais distante em face da imposição de limites orçamentários severos às instituições autônomas pela EC 95/2016 (teto dos gastos).

A devolução abrupta de cerca de 70% da força de trabalho da DPU gerará um colapso imediato na instituição, impedindo-a de prestar atendimento à população. Vale lembrar que a DPU, a despeito do corpo exíguo de servidores e do número insuficiente de 625 Defensores Públicos Federais em atividade, prestou quase dois milhões de atendimentos à população em 2018, exercendo a defesa judicial e extrajudicial, em todas as matérias de competência federal, sempre em favor dos mais necessitados, idosos, crianças, adolescentes, consumidores, militares, famílias, povos tradicionais, pessoas em situação de rua, presos e grupos vulneráveis em geral.

A ANADEF conta com o apoio das autoridades constituídas para impedir esse retrocesso de dez anos no atendimento jurídico de excelência à população carente e na promoção do acesso à Justiça a quem mais precisa.

Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais

Unidades fechadas

Caso sejam fechadas as unidades da Defensoria espalhadas pelo país, a região que sofrerá maior impacto deverá ser a Sudeste, onde estão em risco 18 unidades. Em seguida vem a região sul, com 12 unidades que podem ser fechadas. Veja o mapa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas