tA obra "Intervenção Judicial em Conflitos Societários" (Lumen Juris - 548p.), de Marcelo Lauar Leite, tem como base o regime jurídico brasileiro e aborda densamente a nomeação e atuação de interventores ou administração judiciais, propondo parâmetros constitucionais, mercantis, civis e processuais inispensáveis à regularidade desse fenômeno. 

Trata-se de um trabalho sério, assente numa bibliografia criteriosa e relevante no espaço brasileiro. E trata-se do trabalho de um jurista maduro, de conhecimentos sólidos e dotado de inegáveis capacidades de análise e investigação. 

Os méritos do trabalho do escritor são vários e gostaria de destacar aqui três. Primeiro, em meio a uma doutrina subserviente à lei, escolher um tema importante para os tribunais, mas hiporregulado. Segundo, dar aos precedentes e à jurisprudência a centralidade que merecem, extraindo dali valiosas lições para orientar a regulação legislativa da matéria. 

Terceiro, a escrita simples e direta que marca os trabalhos que vencem pela força dos seus achados e não por uma erudição empoeirada e inútil. Trata-se de uma leitura proveitosa e de grande utilidade para os que militam no contencioso empresarial. 

Sobre o autor:

*Marcelo Lauar Leite é advogado, professor adjuntoda da UFERSA, doutor em Direito Empresarial pela FDUC, bacharel e mestre em Direito pela UFRN e membro dos Grupos de Pesquisa "Risco, transparência e litigiosidade" (FDUC) e "Direito, Economia e Mercados" (DIREM/UFERSA).

__________

Ganhador:

Marciel Maliseski Junior, de Joinville/SC