MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro e filho são intimados para explicarem nomeação à embaixada nos EUA
Nomeação

Bolsonaro e filho são intimados para explicarem nomeação à embaixada nos EUA

Ação popular foi ajuizada pelo deputado Federal Jorge Solla para impedir a nomeação.

Da Redação

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Atualizado às 14:32

O juiz Federal substituto André Jackson de Holanda Maurício Júnior, da 1ª vara Cível da SJ/BA, estipulou um prazo de cinco dias para que o presidente Bolsonaro e seu filho, deputado Federal Eduardo Bolsonaro, se expliquem sobre a possível nomeação do parlamentar como embaixador do Brasil nos EUA. O despacho foi proferido nesta segunda-feira, 29.

t

O despacho foi proferido em ação popular na qual o deputado Federal Jorge Solla pretende impedir que Eduardo Bolsonaro seja nomeado. O parlamentar alega tratar-se de um caso de nepotismo e de descumprimento da CF.

Solla afirma que a ação tem por escopo a proteção ao patrimônio público, a moralidade administrativa e contra o abuso do poder.

Para Solla, a nomeação configura tentativa de Bolsonaro promover pessoalmente seu descente, "a fim de que lhe sejam auferidos todos os benefícios do cargo, em nítido caráter de violação aos princípios da impessoalidade e moralidade administrativa, evidenciando o caráter despótico da iminência do ato".

t

Nomeação

Em julho, o presidente Bolsonaro disse que cogitava nomear o filho como embaixador nos EUA. Ele explicou que Eduardo Bolsonaro é próximo dos filhos de Donald Trump e tem "uma vivência de mundo".

Pouco tempo depois, Eduardo Bolsonaro defendeu a nomeação, negando que havia qualquer tipo de nepotismo. Também reiterou sua competência para o cargo: "Não sou um filho de deputado que está do nada vindo a ser alçado a essa condição. Tem muito trabalho sendo feito, sou presidente da Comissão de Relações Exteriores [da Câmara], tenho uma vivência pelo mundo, já fiz intercâmbio, já fritei hambúrguer lá nos Estados Unidos", disse.

Veja a íntegra do despacho

Patrocínio

Patrocínio Migalhas