MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes suspende uma centena de apurações da Receita por indícios de graves ilegalidades
STF

Moraes suspende uma centena de apurações da Receita por indícios de graves ilegalidades

Inquérito que apura fake news é prorrogado.

Da Redação

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atualizado às 15:01

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou, nesta quinta-feira, 1º, a prorrogação por mais 180 dias do inquérito que apura fake news, ameaças e outros ataques feitos contra a Corte e seus membros. Além disso, o ministro determinou a suspensão imediata de todos os procedimentos investigatórios instaurados na Receita ou em outros órgãos referentes à nota Copes emitida pelo órgão em março de 2018, com base em "presentes graves indícios de ilegalidade no direcionamento das apurações em andamento".

Além da suspensão das apurações, o ministro decidiu pelo afastamento temporário de dois servidores da Receita Federal, por indevida quebra de sigilo noticiada em procedimento administrativo disciplinar. O procedimento constatou graves indícios da prática de infração funcional prevista no artigo 116, inciso II, da lei 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União), bem como da prática de infração penal e improbidade administrativa.

"Considerando que são claros os indícios de desvio de finalidade na apuração da Receita Federal, que, sem critérios objetivos de seleção, pretendeu, de forma oblíqua e ilegal investigar diversos agentes públicos, inclusive autoridades do Poder Judiciário, incluídos Ministros do Supremo Tribunal Federal, sem que houvesse, repita-se, qualquer indicio de irregularidade por parte desses contribuintes."

t

Em sua decisão, o ministro Alexandre também requisitou informações detalhadas sobre "constatação da CGU de indícios de irregularidades tributárias e participação de agentes públicos em esquemas escusos", bem como quais os "subsídios apresentados pelo Tribunal de Contas da União; ainda em 2016 (...) apontando indícios de incompatibilidade entre a variação patrimonial e as receitas informadas por agentes públicos em declaração anual de bens e rendas", que levaram a escolha subjetiva de fiscalização dos 133 contribuintes. Além disso, pediu esclarecimentos a respeito do eventual compartilhamento dessas informações com outros órgãos.

O inquérito foi aberto em março após determinação do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo, a fim de apurar fatos e infrações relacionadas a fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações contra o STF. Ao anunciar a investigação em sessão plenária, o presidente disse que "não existe democracia sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre". Na portaria 69/14, o presidente designou o ministro Alexandre de Moraes para conduzir o feito.

Veja a íntegra de decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas