MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em 1828, sociedade paulistana se emocionava com chegada do primeiro curso de Direito no país
História

Em 1828, sociedade paulistana se emocionava com chegada do primeiro curso de Direito no país

Imprensa da época registrou a alegria e orgulho dos paulistanos em receber o curso das ciências sociais.

Da Redação

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Atualizado às 08:44

Quarta-feira, 5 de março de 1828. Saía no jornal "Farol Paulistano" uma nota do redator discorrendo sobre a emoção e o orgulho da sociedade de SP por assistir à inauguração do 1º curso jurídico do Brasil: a Academia do Largo de São Francisco.

t

A inauguração do curso aconteceu no dia 1º de março. No texto dos tempos imperiais, o redator transcreveu, quase que como poesia, os sentimentos da sociedade paulistana: "Faltão-nos as expressões para expormos aos nossos leitores a pompa e magnificência com que no dia 1º de março se abrio o Curso-Juridico".

"Há sentimentos tão rapidos que se não podem conter: há sensações tão vehementes que se não podem, nem se devem accalmar: o coração do homem não é capaz de conter torrentes d'emoções sublimes que o arrebatão á vista dos grandes sucessos a Patria (...) Dia 1º de março de 1828! Tu vens firmar e como sellar a nossa Independencia Politica (...) "Nem era justo que a primeira Cidade do Brasil que ouviu o grito da INDEPENDÊNCIA deixasse de ser o berço das Sciencias Sociaes, destinada a acolher em seu seio a mocidade das Provincias."

Veja o jornal:

(Clique na imagem para ampliar)t

O periódico relatou como foi a cerimônia solene de inauguração. O discurso principal ficou a cargo do primeiro professor da Faculdade, José Maria de Avellar Brotero.

Ciências sociais: em SP e em PE

A ideia de criação de um curso jurídico no Brasil surgiu em 1822, logo após a independência. O imperador D. Pedro I, sancionou a lei de 11 de agosto de 1827, criando os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil: um na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, e outro na de Olinda, no Estado de Pernambuco.

SP foi o 1º Estado a receber o curso. Ela foi instalada inicialmente no Convento de São Francisco, no Largo do mesmo nome, o qual, com a concordância dos frades franciscanos e por Decreto Imperial de 11 de agosto de 1827.

Todo o histórico da faculdade pode ser conferido em documento oficial da faculdade. Clique aqui para conferir. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas