MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNMP reabre investigação contra Dallagnol sobre vazamentos da Lava Jato
Desarquivamento.

CNMP reabre investigação contra Dallagnol sobre vazamentos da Lava Jato

Conselheiros vão reavaliar arquivamento, que foi feito pelo corregedor, Orlando Rochadel.

Da Redação

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atualizado às 13:22

O CNMP decidiu, nesta terça-feira, 13, reabrir investigação contra o procurador Deltan Dallagnol envolvendo o conteúdo das mensagens trocadas por ele no aplicativo Telegram.

t

Os conselheiros irão reavaliar arquivamento feito em junho por decisão monocrática do corregedor Orlando Rochadel. Na ocasião, o corregedor afirmou que não havia ceteza sobre a existência dos diálogos, e mesmo que existissem e houvessem sido captados de forma lícita, não caracterizam infração disciplinar.

Nesta terça-feira, os conselheiros Erick Venâncio e Leonardo Accioly pediram a revisão. O caso, então, volta a tramitar a fim de que seja analisado se o pedido deve continuar arquivado ou se a sindicância deve ser instaurada.

Processo disciplinar

Na sessão desta terça-feira, os conselheiros também negaram recurso e mantiveram processo disciplinar contra o procurador que trata de "manifestação pública indevida". Em uma entrevista concedida à rádio CBN, Dallagnol criticou o STF, afirmando que decisões tomadas pela Corte passam a mensagem de leniência com a corrupção.

Após julgamento em bloco do recurso, o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, relator do PAD contra Dallagnol, pediu a palavra. Ele observou que, em julho, "foram divulgados fatos que podem fragilizar a instituição". Em seguida, conselheiro citou uma série de fatos ligados às revelações feitas após o vazamento divulgado pelo site The Intercept Brasil e outros processos ligados a Dallagnol. 

Após críticas, ele se manifestou no sentido de que esses casos sejam levados a plenário, o mais brevemente possível, se possível na próxima sessão, para que os conselheiros possam se manifestar, por sua maioria, e que esses processos tenham um destino. 

O conselheiro Leonardo Accioly da Silva reiterou as necessidades apontadas pelo conselheiro Bandeira e a necessidade de julgá-las tão logo seja possível. 

Reclamação arquivada

A reclamação disciplinar contra Dallagnol imputa violação de dever funcional a membros do MP amparada nas notícias divulgadas pelo site The Intercept, as quais mostravam mensagens trocadas pelo app Telegram entre o então juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jata, dentre eles, Deltan Dallagnol. As mensagens foram obtidas, segundo o jornal, de fonte dita anônima.

De acordo com o corregedor, até agora inexiste certeza sobre a existência dessas mensagens, tampouco sobre a sua não adulteração. "Tal contexto torna essa "prova" (rectius: elementos de informação) estéril para os fins de apuração disciplinar", afirmou.

O corregedor também frisou que a obtenção destas mensagens foi ilícita, já que não houve autorização judicial: "Considerando a inexistência de autorização judicial para a interceptação (telefônica ou telemática) das referidas mensagens, a obtenção destas afigurou-se ilícita e criminosa, o que a torna inútil para a deflagração de investigação preliminar".

Em junho, Orlando Rochadel afirmou que os diálogos, mesmo que existissem e houvessem sido captados de forma lícita, não caracterizam infração disciplinar.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas