MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF decidirá se testemunha de Jeová tem direito de negar transfusão de sangue
Liberdade religiosa

STF decidirá se testemunha de Jeová tem direito de negar transfusão de sangue

Em plenário virtual, ministros reconheceram repercussão geral.

Da Redação

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Atualizado às 12:05

O plenário do STF vai julgar se Testemunhas de Jeová têm direito de recusar transfusão de sangue na rede pública de saúde. Nesta segunda-feira, 14, a maioria dos ministros reconheceu, por meio do plenário virtual, repercussão geral no tema. Ainda não há data para julgamento.

t

O recurso é de uma mulher Testemunha de Jeová e que, em razão de doença cardíaca, foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia em Maceió/AL para realizar cirurgia de substituição de válvula aórtica.

Por motivo religioso, a paciente decidiu que não queria fazer transfusão de sangue. Ela teria assinado termo de consentimento sobre o risco, mas o hospital pediu que ela assinasse autorização prévia para eventual transfusão sanguínea se necessário, o que ela recusou. Com isso, a cirurgia foi cancelada. A Justiça de Maceió considerou que ela não poderia optar pelo procedimento sem a transfusão, ou haveria riscos, e que não haveria tratamento médico que pudesse afastar os riscos inerentes ao próprio procedimento.

A mulher recorreu, e o juízo de 2ª grau manteve a decisão, ao considerar que não há como prever se haverá necessidade de transfusão de sangue, e que "as alternativas constantes no SUS não são compatíveis com a fé professada".

No processo, a autora afirma que exigir consentimento para transfusão ofendeu sua dignidade e seu direito de acesso à saúde. A paciente afirma também caber a ela decidir o risco do tratamento e que o Estado não pode interferir.

O ministro Gilmar Mendes é o relator do caso e, ao manifestar-se pelo reconhecimento de repercussão geral, destacou ser preciso discutir como equilibrar a vontade da pessoa por motivos religiosos com os limites médicos possíveis.

"O foco da atuação judicial desloca-se, pois, da separação pura e simples dos Poderes para a necessidade de proteger e concretizar os direitos fundamentais. O problema, aqui, é a necessidade de clarividência acerca das opções possíveis médicas e de suas consequências."

O ministro destacou que "a liberdade religiosa abrange, a um só tempo, direitos subjetivos e elementos fundamentais da ordem constitucional objetiva".

O tema também é discutido em uma ação apresentada no mês passado pela então PGR Raquel Dodge. O relator deste outro caso é o ministro Celso de Mello, e também não há previsão de data para análise.

Veja a manifestação do ministro Gilmar Mendes.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas