MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dispositivos da lei de abuso de autoridade são novamente questionados no STF
Abuso de autoridade

Dispositivos da lei de abuso de autoridade são novamente questionados no STF

ADIn 6.240 foi ajuizada pela Anfip - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Da Redação

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Atualizado às 15:53

O STF recebeu mais uma ADIn pedindo a suspensão de dispositivos da lei de abuso de autoridade - lei 13.869/19. Desta vez, a ação foi ajuizada pela Anfip - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Esta é a quinta ADIn contra a mesma lei a chegar ao STF e, assim como as demais, foi distribuída à relatoria do ministro Celso de Mello.

t

No caso, a Anfip sustenta que os artigos 27, 29 e 31 da lei inibem o poder de tributação da Administração Pública, ao estabelecer penas de privação de liberdade e de multa em situações em que a autoridade, no seu entendimento, atua no livre exercício da função na qual foi investida.

Segundo os auditores, a lei não é clara ao conceituar o abuso de autoridade e representa uma perda significativa do poder de arrecadação do Estado.

"A carreira se sente acuada e amedrontada com a possibilidade de sofrer com denúncias vazias, a qualquer instante, no exercício regular de suas atribuições", afirma.

Com esse argumento, pede a concessão de medida liminar para suspender os dispositivos questionados e a confirmação da medida no julgamento de mérito.

  • Processo: ADIn 6.240

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas