MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. União indenizará juiz da operação Carne Fraca por críticas de Gilmar Mendes
Dano moral

União indenizará juiz da operação Carne Fraca por críticas de Gilmar Mendes

Decisão aponta fato de Gilmar ter chamado juiz de "estrupício".

Da Redação

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Atualizado em 24 de outubro de 2019 13:02

A JF/PR condenou a União a pagar indenização ao juiz Marcos Josegrei da Silva, que conduziu a operação Carne Fraca, por dano moral decorrente de críticas do ministro Gilmar Mendes.

O autor disse que a imprensa divulgou, de maneira infundada, que a operação teria averiguado o comércio de carne estragada ou misturada a papelão, e que ele teve que esclarecer que o objeto da operação foi a suposta prática de crimes de corrupção, extorsão, advocacia administrativa e não a qualidade da carne.

t

Marcos Josegrei conta que, durante julgamento no STF, o ministro Gilmar Mendes fez comentários, em maio do ano passado, como: "parece que era uma troika de ignorantes: delegado, procurador e juiz"; "veja o perigo de se dar poder a gente desqualificada e irresponsável". Meses depois, em agosto, o ministro ainda teria dito que "todos querem virar um Moro, ganhar um minuto de celebridade", após nomear o delegado, o procurador e o magistrado que conduziu a operação.

A juíza Federal Giovanna Mayer, da 5ª vara de Curitiba, ao analisar o pleito, concluiu que "o Ministro efetuou crítica depreciativa sobre o trabalho de outro juiz fora dos autos".

De acordo com a juíza, a Loman é clara ao especificar que não se pode efetuar a crítica de uma decisão judicial que não se está analisando.

"E nem se diga que o agente, por ocupar o topo da carreira do Poder Judiciário, não possui os mesmos deveres que o um juiz de piso."

Com relação a declarações de Gilmar ao julgar recurso que tratava da operação Carne Fraca, Giovanna Mayer afirmou que toda e qualquer crítica pode ser feita de maneira respeitosa, com urbanidade, sem ofensas, com autocontenção.

"Como se trata de decisão judicial, não haveria qualquer problema de crítica contundente à decisão, mas não foi o que aconteceu quando se nominou o juiz, chamando-o de estrupício."

Lembrou a julgadora que, na prática, quando uma decisão é questionada, criticada ou reformada, usa-se expressões como "decisão teratológica", "não andou bem o juiz", "o julgamento foi precipitado", "a decisão é temerária", etc.

"Até mesmo por uma questão de educação e respeito com os outros, não se pessoaliza a crítica. Prezar pela institucionalidade do País é também tratar com respeito todos aqueles que trabalham - bem ou mal - para o funcionamento das instituições."

Embora assevere que o magistrado não se insere na categoria de homem médio e, por isso, está suscetível a críticas, a juíza entendeu que a crítica do ministro Gilmar extrapolou os limites do razoável. E ainda afirmou que as ofensas ocorreram mais de um ano depois da deflagração da operação e após a entrevista do autor esclarecendo-a, de modo que, se houve divulgação errônea da operação, já haveria tempo suficiente para que o Gilmar "soubesse da veracidade do ocorrido antes de nominar o juiz da causa como ignorante, sem qualificação, imbecilizado, analfabeto voluntarioso, inimputável e, ainda, estrupício".

Considerando que as ofensas correram em duas oportunidades, foram televisionadas e ficarão para sempre nos autos dos processos referidos, a juíza determinou à União o pagamento de R$ 20 mil de dano moral.

Por fim, ressaltou que caso a União entenda preenchida a hipótese do artigo 49 da Loman, poderá entrar com a ação de regresso contra Gilmar Mendes.

  • Processo: 5040456-74.2018.4.04.7000

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas