MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro remete ao plenário do STF ação contra criação de núcleos especiais criminais em SP
ADIn 6.251

Ministro remete ao plenário do STF ação contra criação de núcleos especiais criminais em SP

ADIn 6.251 foi ajuizada pela Conamp contra decreto paulista.

Da Redação

domingo, 1 de dezembro de 2019

Atualizado em 2 de dezembro de 2019 07:37

A Conamp - Associação Nacional dos Membros do Ministério Público ajuizou a ADIn 6.251 no Supremo. Na ação, a entidade questiona o decreto 61.974/16, do Estado de São Paulo, que instituiu, no âmbito da Polícia Judiciária estadual, a Central de Núcleos Especiais Criminais e os Núcleos Especiais Criminais.

t

O relator, ministro Marco Aurélio, aplicou à tramitação da ação o rito abreviado previsto no artigo 12 da lei das ADIns - lei 9.868/99, submetendo o julgamento do mérito da ação ao plenário sem prévia análise do pedido de liminar.

Os núcleos criados pelo decreto se destinam à realização de audiências de mediação e conciliação em procedimentos referentes a infrações de menor potencial ofensivo nas ações penais privadas ou públicas condicionadas à representação (nas quais é necessária a autorização do ofendido para a persecução criminal).

Segundo a Conamp, a norma usurpa a competência da União para legislar sobre Direito Processual Penal e viola a CF/88 ao criar atribuições para a Polícia Civil que são exclusivas dos juízes e dos membros do Ministério Público.

Na decisão em que adota o rito abreviado, o relator, a fim de instruir o processo, requisitou informações ao governador do Estado de São Paulo, a serem prestadas no prazo de dez dias. Em seguida, os autos serão remetidos ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República, sucessivamente, no prazo de cinco dias, para que se manifestem sobre a matéria.

Informações: STF.