MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ajufe contesta mudança de regras sobre contagem recíproca na reforma da Previdência
STF

Ajufe contesta mudança de regras sobre contagem recíproca na reforma da Previdência

Associação defende que nova regra viola o direito consumado e o ato jurídico perfeito.

Da Redação

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Atualizado às 17:06

A Ajufe ajuizou ação no STF para questionar dispositivo da reforma da Previdência (EC 103/19) que estabelece regras de transição para aposentadorias e anula aposentadoria concedida pelo regime próprio de previdência social com contagem recíproca de tempo do regime geral sem o recolhimento da respectiva contribuição. O relator é o ministro Luís Roberto Barroso.

t

Segundo a Ajufe, a medida, prevista no parágrafo 3º do artigo 25 da emensa, sujeita o servidor a retornar ao trabalho até que complete o período de contribuição, o que viola o direito consumado e o ato jurídico perfeito. Também vulnera a segurança jurídica dos beneficiários, ao revogar benefícios válidos, "concedidos sem qualquer ilegalidade, irregularidade ou ilicitude".

A associação argumenta que essa é a sétima alteração constitucional em matéria previdenciária desde a promulgação da atual CF e que todas as anteriores eram prospectivas (para o futuro). A atual, no entanto, ao retroagir e alcançar benefícios concedidos com base na legislação vigente na época fere os princípios constitucionais do direito adquirido, da segurança jurídica e do ato jurídico perfeito.

O ministro Barroso decidiu levar a ação para julgamento diretamente no mérito, com base no artigo 12 da lei 9.868/99. Ele também é relator da ADIn 6.254, ajuizada pelo Partido Progressista.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas