MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL criminaliza uso da internet para induzir alguém à automutilação
Penal

PL criminaliza uso da internet para induzir alguém à automutilação

Caso a vítima tenha menos de 18 anos ou mais de 60, pena pode aumentar de um terço até a metade.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Atualizado às 12:46

Tramita na Câmara dos Deputados o PL 847/19, que pretende criminalizar o uso da internet para induzir alguém à automutilação.

t

O projeto propõe alterações no Código Penal para estabelecer pena de reclusão de um a quatro anos e multa para quem, utilizando a internet, instigar ou induzir alguém a praticar atos contra a própria vida.

Caso a vítima seja menor de 18 anos, maior de 60 anos ou pessoa com deficiência mental, a pena pode aumentar de um terço até a metade.

A proposta é do senador Confúcio Moura e já foi aprovada pelo Senado. De acordo com a justificativa, o objetivo é combater a disseminação de jogos ou desafios coordenados por grupos secretos em redes sociais, como, por exemplo, o "jogo baleia azul".

De acordo com informações da Câmara dos Deputados, a prática de "desafios" que envolvem automutilação está associada a mais de 100 casos de suicídios.

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e CCJ, antes de ser apreciado pelo plenário da Câmara.

Informações: Câmara dos Deputados. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas