MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por não comprovar valorização de obras de arte, filho de Portinari não receberá mais valia
Direito de sequência

Por não comprovar valorização de obras de arte, filho de Portinari não receberá mais valia

Decisão é da 20ª câmara Cível do TJ/RJ.

Da Redação

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Atualizado às 11:27

A 20ª câmara Cível do TJ/RJ negou provimento a recurso do filho do artista plástico Cândido Portinari em ação na qual ele pedia o recebimento de 5% sobre a mais valia de obras do artista que foram a leilão. Para o colegiado, não ficou demonstrada a mais valia.

t

O autor ajuizou a ação pedindo a condenação dos réus ao pagamento do direito de sequência, além de indenização por danos morais e materiais. Sustentou que, ao tomar ciência da realização de que quatro obras de autoria de seu pai iriam a leilão, notificou os réus sobre a necessária observância do direito, conforme a lei 9.610/98. Afirmou que teria o direito de perceber no mínimo 5% da mais valia, conforme estabelece a lei.

Em 1º grau, o processo foi julgado extinto quanto ao pedido de indenização e improcedente em relação ao pagamento do direito de sequência. O filho do artista recorreu pedindo a reforma da sentença.

Segundo o recorrente, os réus são intermediários na compra e venda das obras de arte e, portanto, depositários fiéis. Assim, sustentou que o leiloeiro deveria proceder à retenção dos 5% do comitente para fazer o pagamento ao autor, no caso de o direito de sequência não ser pago pelo vendedor no ato da revenda, por se tratar de dívida portable.

A relatora no TJ/RJ, desembargadora Mônica Sardas, afirmou que, como se depreende do artigo 38 da lei 9.610/98, o sistema brasileiro é o de participação pautado nos lucros.

"O direito de sequência consiste no direito, irrenunciável e inalienável, do autor ou herdeiro da obra original de participação na 'mais valia' oriunda da venda ou revenda de obras de arte de criação do artista. A 'mais valia' é a base de cálculo utilizada para o repasse financeiro consistente na valorização sofrida pela obra e tem por objetivo restabelecer o equilíbrio econômico entre autores ou herdeiros das obras artísticas e os intermediários que se beneficiavam das vendas sucessivas."

Segundo a magistrada, diante do sistema de participação de lucros, é necessário que o autor e seus herdeiros conservem material probatório que sirva à comparação entre os preços da primeira venda e das revendas subsequentes. "Portanto, embora indiscutível o direito de sequência, para sua eficácia, faz-se necessária a demonstração da vantagem econômica decorrente da exploração da criação."

Para a desembargadora, não há nos autos qualquer prova para fins de comparação entre os preços da venda e revendas das obras aptas a demonstrar a mais valia alegada pelo autor.

"O percentual mínimo de 5% incidiria apenas sobre o aumento do preço eventualmente verificável em cada revenda da obra, ou seja, somente se existente a 'mais valia', ônus do qual o autor não logrou se desincumbir."

Dessa forma, votou por negar provimento ao recurso. O voto foi seguido à unanimidade pelo colegiado.

Os advogados Cândido Carneiro e Luiz Eduardo Moraes atuam na causa pelos réus. Segundo eles, nem toda transação de compra e venda, sobretudo no mercado de arte ou de luxo, gera lucro.

Os causídicos consideram que a decisão do TJ/RJ abre um precedente importante para o mercado, "pois muitos herdeiros se utilizavam desde dispositivo para ganhar comissões sobre todas as transações".

  • Processo: 0258468-48.2012.8.19.0001

Confira a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas