MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin determina nomeação de aprovado em concurso para cargo assumido por comissionados
Concurso público

Fachin determina nomeação de aprovado em concurso para cargo assumido por comissionados

Ministro do STF constatou que houve preterição do candidato.

Da Redação

terça-feira, 10 de março de 2020

Atualizado às 16:15

O ministro Edson Fachin, do STF, determinou a nomeação e posse de candidato ao cargo de auditor municipal de controle interno. Fachin verificou que houve preterição do candidato, uma vez que a Administração Pública preferiu prorrogar o prazo de validade do concurso público e continuar com o contrato de comissionados para fazer as mesmas atribuições do cargo do certame.

t

O candidato foi aprovado dentro do número de vagas previsto no edital do certame, obtendo a 51ª colocação no concurso público para o cargo de auditor municipal de controle interno, mas não nomeado, por entender o TJ/SP que o concurso público em questão ainda estaria no prazo de validade, diante de sua prorrogação.

Ao analisar o caso, o ministro Fachin observou que a Administração Pública procedeu à contratação de comissionados que realizam "funções/atribuições inerentes aos cargos para o qual o autor fora aprovado".

Fachin afirmou que, além de haver candidatos aprovados dentro do número de vagas do concurso público para o referido cargo, a Administração Pública, "ao invés de proceder às nomeações e obedecer à classificação, preferiu prorrogar o prazo de validade do concurso público e continuar com o contrato de comissionados para fazer as mesmas atribuições do cargo do certame em referência, o que contraria também a jurisprudência desta Corte".

Assim, determinou a nomeação e a posse do candidato.

O caso transitou em julgado no começo do mês de março. O advogado Giovanni Frasnelli Gianotto atuou pelo aprovado.

Veja a decisão monocrática.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas