MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Câmara dos Deputados aprova projetos com medidas de combate ao coronavírus
Pandemia

Câmara dos Deputados aprova projetos com medidas de combate ao coronavírus

Projetos versam sobre liberação de verba para municípios, proibição da exportação de produtos de combate a covid-19 e facilidade de acesso ao álcool para desinfecção.

Da Redação

quarta-feira, 18 de março de 2020

Atualizado às 12:21

Nesta terça-feira, 11, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou três projetos de lei com medidas para o enfrentamento à pandemia de coronavírus no Brasil. Com a aprovação, todas as matérias seguiram para serem votadas no Senado.

t

Aplicação de recursos

Um dos projetos aprovados é o PLP 232/19, que autoriza estados e municípios a usarem saldos de repasses do ministério da Saúde de anos anteriores em serviços de saúde diversos dos previstos originalmente.

A proposta pretende permitir a aplicação dos recursos em setores como vigilância em saúde, incluindo a epidemiológica e a sanitária; atenção integral e universal à saúde em todos os níveis de complexidade; produção, aquisição e distribuição de insumos específicos dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, tais como imunobiológicos, sangue e hemoderivados.

O projeto estabelece que prefeitos e governadores deverão cumprir compromissos previamente estabelecidos pela direção do SUS, incluir os recursos na programação anual de saúde e na lei orçamentária, além de informar o respectivo Conselho de Saúde.

O uso dos recursos deverá ser comprovado no relatório anual de gestão, mas não serão considerados para calcular futuros repasses financeiros por parte do ministério.

Exportações proibidas

O plenário também aprovou substitutivo do deputado Pedro Westphalen  para o PL 668/20, que proíbe a exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate à pandemia de coronavírus no Brasil enquanto perdurar a emergência em saúde pública decretada pelo governo.

De acordo com o texto, não poderão ser exportados, para evitar sua falta no mercado interno, os seguintes produtos: equipamentos de proteção individual de uso na área de saúde, como luva látex, luva nitrílica, avental impermeável, óculos de proteção, gorro, máscaras cirúrgicas e protetor facial; ventilador pulmonar mecânico e circuitos; camas hospitalares; e  monitores multiparâmetro.

Álcool para desinfecção

Por fim, os deputados aprovaram o PDL 87/20, que suspende artigo de resolução da Anvisa para viabilizar a venda de álcool em embalagens maiores que as permitidas atualmente.

O artigo da resolução suspenso pelo projeto proíbe a comercialização de álcool com graduação acima de 54° GL em embalagens maiores que 500g e deve ser na forma de gel desnaturados.

A desnaturação consiste na adição de substâncias com sabores ou odores repugnantes a fim de impedir seu uso em bebidas, alimentos e produtos farmacêuticos sem causar danos à saúde.

O mesmo artigo determina que qualquer álcool etílico abaixo de 54° GL deverá conter desnaturante e que álcool etílico industrial e para testes laboratoriais deverá ter sua venda restrita a uso institucional, vedada a comercialização direta ao público.

Informações: Câmara dos Deputados.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Consulte-se aqui: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas