MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli sugere alterações na MP de Bolsonaro que permite suspensão de contratos de trabalho
Coronavírus

Toffoli sugere alterações na MP de Bolsonaro que permite suspensão de contratos de trabalho

Sem garantir o seguro-desemprego ou uma remuneração mínima aos empregados, o ato do governo teria "fragilidades jurídicas".

Da Redação

segunda-feira, 23 de março de 2020

Atualizado às 14:15

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, acionou o Palácio do Planalto, na manhã desta segunda-feira, 23, para propor mudanças na MP 927/20, que permite a suspensão dos contratos de trabalho por quatro meses.

t

Para dar segurança jurídica ao ato e evitar sua judicialização, Toffoli sugeriu que o governo refaça a medida, incluindo ao menos dois pontos: que se abra possibilidade da participação dos sindicatos nas negociações coletivas com as categorias, e que os contratos sejam mantidos ativos e, nesse período de afastamento dos trabalhadores, o Executivo utilize o seguro-desemprego - tirando, assim, os custos dos empregados.

O temor é o de que a norma acabe provocando uma "convulsão social", uma vez que, em meio à pandemia do novo coronavírus, milhões de brasileiros estariam desamparados e, em muitos casos, sem condições mínimas de sobrevivência.

Sem garantir o seguro-desemprego ou uma remuneração mínima aos empregados, o ato do governo teria "fragilidades jurídicas" e pode ser derrubado pelo tribunal.

______________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas