pílulas

Sexta-feira, 25/5/2018

Baú migalheiro

Há 73 anos, no dia 25 de maio de 1945, foi sancionado o decreto-lei 7.582/45, que extinguiu o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP, usado para censura durante o Estado Novo. A norma criou o Departamento Nacional de Informações - DNI, que tinha como função coordenar e difundir toda espécie de informações relativas ao Brasil em todos os setores da atividade nacional. O DNI foi extinto no ano seguinte.

Sócio da banca Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados participa de seminário sobre os impactos da reforma trabalhista

Lucas Otsuka, sócio do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, foi o mediador do seminário "Impactos da Nova Legislação Trabalhista no Direito do Terceiro Setor", que aconteceu recentemente na OAB/PR.

________

Quinta-feira, 24/5/2018

Baú migalheiro

Há 152 anos, no dia 24 de maio de 1866, aconteceu a 1ª Batalha de Tuiuti, um dos conflitos mais importantes da Guerra do Paraguai. Travada entre Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, República da Argentina e República Oriental do Uruguai, a Guerra teve início quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai, porque o ditador paraguaio Francisco Solano Lopes tinha pretensão de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O conflito durou de 1864 a 1870 e teve como vitoriosa a Tríplice Aliança.

Fábio Medina Osório, do escritório Medina Osório Advogados, em solenidade na Associação dos Juízes Federais

Fábio Medina Osório, presidente do IIEDE e sócio do escritório Medina Osório Advogados, participou, dia 22/5, da cerimônia de descerramento da foto do ex-presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, na galeria dos ex-presidentes daquela associação.

Na imagem, Medina Osório está ao lado do futuro presidente da Ajufe, o juiz Fernando Mendes (esquerda), que sucederá, a partir de junho, o atual presidente da Ajufe, Roberto Veloso, na foto à direita.

Também estiveram presentes na solenidade o ex-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, ministros do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, Antonio Carlos Ferreira e Reynaldo Soares da Fonseca e o ministro Humberto Martins, também do STJ, que será empossado em 24/8 corregedor nacional de Justiça, entre outras autoridades.

_________


Quarta-feira, 23/5/2018

Baú migalheiro

Há 86 anos, no dia 23 de maio de 1932, quatro estudantes foram mortos por tropas Federais, o que serviu de estopim para a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Era o famoso M.M.D.C. Naquele ano, o Brasil vivia um momento conturbado durante a presidência de Getúlio Vargas, que governava sem uma Constituição formal que delimitasse seus poderes. Os revolucionários tinham como objetivo a derrubada do governo provisório e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil. Em homenagem aos estudantes, chama-se "23 de Maio" uma das avenidas mais importantes da cidade. Ao passar hoje por ela, faça, migalheiro, a devida reverência aos moços que tombaram na primavera da existência.

Terça-feira, 22/5/2018

Baú migalheiro

Há 150 anos, no dia 22 de maio de 1868, nasceu o ex-deputado Federal Augusto Pestana. Ele integrou a bancada gaúcha por quatro legislaturas, sendo membro das comissões de Educação e de Finanças da Câmara dos Deputados e relator do orçamento de viação e obras públicas, destacando-se como defensor da ampliação e modernização da infraestrutura brasileira. Em 1920, fundou a extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul – VFRGS, quando conseguiu que a União aprovasse a estatização da companhia de ferro Auxilliaire. Faleceu em 1934.

Segunda-feira, 21/5/2018

Baú migalheiro

Há 76 anos, no dia 21 de maio de 1942, foi aprovado o acordo entre Brasil e EUA relativo ao fornecimento recíproco de materiais e informações sobre defesa de ambos os países. A aprovação veio por meio do decreto-lei 4.323/42, assinado por Getúlio Vargas.

ArcelorMittal reconhece escritórios parceiros

A ArcelorMittal premiou os principais escritórios de advocacia que lhe prestaram serviços no ano passado, destacando a atuação do jurídico interno e externo como parceiros do negócio e guardiões da reputação.

Promovido pela Vice-Presidência de RH, o prêmio avaliou: qualidade no atendimento; conhecimento técnico; cumprimento de prazos; qualidade dos relatórios; pró-atividade; entendimento das necessidades do negócio, negociação de honorários; assertividade nas cobranças e satisfação.

O prêmio de melhor escritório de 2017 foi para a Advocacia José Del Chiaro, por sua atuação destacada em processo antitruste.

Confira os Escritórios de Advocacia Destaques de 2017:

  • Advocacia José Del Chiaro (Melhor Escritório de Advocacia de 2017; Consultoria Jurídica e Contencioso Judicial e Administrativo Antitruste);
  • Barroso Advogados Associados (Contencioso Cível e Trabalhista);
  • Machado, Meyer, Sendacz e Ópice Advogados (Consultoria Jurídica e Contencioso Judicial e Administrativo Empresarial);
  • Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados (Consultoria Jurídica e Contencioso Judicial e Administrativo Tributário);
  • Veiga, Hallack Lanziotti e Castro Véras Advogados (Consultoria Jurídica Empresarial).
Da esquerda para a direira: Ademir Pereira Jr., José Del Chiaro, Marina Soares, Jefferson De Paula e Suzana Fagundes.


TCU

Painel da Folha de S.Paulo conta que TCU decidiu reabrir um antigo e polêmico debate sobre a OAB se submeter ao Tribunal, assim como já fazem outros conselhos de profissionais liberais.

ais fiscalizados pelo tribunal.

1ª BARatona do AM

Entrando no clima esportivo deste ano, Andrade Maia Advogados promoveu a "1 BARatona do AM". O evento teve como objetivo promover a integração dos seus mais de 360 integrantes, de uma forma descontraída e cheia de bom humor.

Assim como uma maratona tem 42 km, os atletas bons de copo percorreram a pé 42 bares de Porto Alegre e, após tomar um chopp em cada um deles, receberam um carimbo para confirmar a sua passagem por aquela etapa do desafio.

O Grande campeão levou o troféu caneco do ouro do AM.  "Estamos promovendo a saúde através do esporte", brinca o sócio diretor do escritório, Fabio Goldschmidt.

_______


 

anterior