sexta-feira, 26 de abril de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Fernanda Ramos Pazello
result.title

Fernanda Ramos Pazello

Migalheira desde junho/2016.

Consultora do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Migalhas de Peso Lei do Bem: encerrada divergência do STJ sobre benefícios fiscais de PIS e Cofins
segunda-feira, 11 de julho de 2022

Lei do Bem: encerrada divergência do STJ sobre benefícios fiscais de PIS e Cofins

Com o entendimento pacífico de ambas as Turmas do STJ, espera-se que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional inclua este tema na lista dos temas sobre os quais os procuradores estão dispensados da interposição de recursos, reconhecendo a vitória dos contribuintes.
Migalhas de Peso A nova (i)legalidade tributária adotada pelo STF: PIS e Cofins sobre receitas financeiras
quarta-feira, 14 de abril de 2021

A nova (i)legalidade tributária adotada pelo STF: PIS e Cofins sobre receitas financeiras

Os contribuintes defendem a inconstitucionalidade da delegação imposta, uma vez que todos os aspectos da incidência tributária deveriam estar previstos em lei, tal como exige o artigo 150, inciso I, da Constituição Federal de 1988 (CF/88).
Migalhas de Peso IN 1.911/19: vedação oblíqua de créditos na entrada
segunda-feira, 11 de novembro de 2019

IN 1.911/19: vedação oblíqua de créditos na entrada

Qualquer ato da Receita Federal visando a glosa dos créditos do passado também ofenderia o princípio da irretroatividade, uma vez que a IN 404/04 estava em vigor na época e, assim, a IN 1.911/19 não poderia abarcar situações do passado.
Migalhas de Peso Receita Federal traz procedimentos para exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins: A luta continua!
sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Receita Federal traz procedimentos para exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins: A luta continua!

Tércio Chiavassa, Fernanda Ramos Pazello e Lívia Maria Dias Barbieri
Do nosso lado, além de alertas, estaremos preparados para questionar administrativamente ou judicialmente os atos da Receita Federal que busquem desrespeitar o entendimento da Suprema Corte e a coisa julgada, pois nos parece claro que a nova IN tenta burlar os direitos conquistados pelos contribuintes. A luta continua!
Migalhas de Peso Serviços de capatazia na base de cálculo do imposto sobre importação: recurso repetitivo no STJ
quarta-feira, 22 de maio de 2019

Serviços de capatazia na base de cálculo do imposto sobre importação: recurso repetitivo no STJ

Diante deste cenário, do risco – ainda que reduzido – de alteração da jurisprudência e do fato de que esse novo julgamento será vinculante às instâncias inferiores, recomendamos que os contribuintes avaliem a pertinência de ajuizamento de medida judicial no intuito de obter provimento jurisdicional que lhes assegure a exclusão dos serviços de capatazia da base de cálculo do II.
Migalhas de Peso Afinal, quais as provas necessárias para o direito à compensação tributária em mandado de segurança?
quinta-feira, 25 de abril de 2019

Afinal, quais as provas necessárias para o direito à compensação tributária em mandado de segurança?

Fernanda Ramos Pazello e Lívia Dias Barbieri Nottoli
Embora os ministros tenham distinguido as ações mandamentais que buscavam a mera declaração do direito à compensação tributária daquelas ajuizadas com o objetivo de que se exerça um juízo específico sobre os elementos concretos da própria compensação, a tese fixada no Tema 118 não refletiu essa dualidade de situações.
Migalhas de Peso REINTEGRA: programa de estímulo à exportação
terça-feira, 23 de abril de 2019

REINTEGRA: programa de estímulo à exportação

Fernanda Ramos Pazello e Lívia Dias Barbieri Nottoli
Em 2014, o Governo Federal criou o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (“REINTEGRA”), previsto na lei 13.043/14 e que faz parte de uma série de medidas necessárias para incentivar a exportação
Migalhas de Peso E agora, José? Enfrentando os obstáculos trazidos pela Receita Federal à questão do ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins
quarta-feira, 17 de abril de 2019

E agora, José? Enfrentando os obstáculos trazidos pela Receita Federal à questão do ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins

A vedação à compensação constante na lei 13.670/18 é uma afronta à coisa julgada e representa desobediência a uma decisão judicial, impedindo o exercício de um direito reconhecido. Por esse motivo, deve ser execrada do ordenamento jurídico.
Migalhas de Peso A súmula 555 do STJ sobre decadência tributária e sua correta aplicação aos tributos sujeitos ao lançamento por homologação
sexta-feira, 28 de abril de 2017

A súmula 555 do STJ sobre decadência tributária e sua correta aplicação aos tributos sujeitos ao lançamento por homologação

Fernanda Ramos Pazello e Caroline Zing
Já se vê manifestações do Fisco aplicando erroneamente a súmula 555 do STJ, ou seja, deixando de considerar a correta interpretação da súmula, calcada em precedentes do STJ de fácil acesso a todos.
Migalhas de Peso Notas fiscais inidôneas e o adquirente de boa-fé: as autuações fiscais do Estado de São Paulo e a posição do seu Tribunal de impostos e taxas
terça-feira, 18 de abril de 2017

Notas fiscais inidôneas e o adquirente de boa-fé: as autuações fiscais do Estado de São Paulo e a posição do seu Tribunal de impostos e taxas

A despeito do entendimento do STJ, o Estado de São Paulo continua lavrando autos de infração para exigir ICMS do adquirente da mercadoria no contexto em que o fornecedor é declarado inidôneo. Verificamos que diversas dessas autuações são mantidas pelo Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo ("TIT/SP") com base em 2 (dois) aspectos que passamos a discorrer a seguir.
Migalhas de Peso O recurso repetitivo e o sobrestamento de processos no novo CPC: aplicação pelos Tribunais
sexta-feira, 24 de junho de 2016

O recurso repetitivo e o sobrestamento de processos no novo CPC: aplicação pelos Tribunais

O sobrestamento de todos os processos, em qualquer grau de jurisdição, nos parece a alteração que trará mais efetividade à ideia de um Poder Judiciário mais célere, isonômico e estável no que tange às teses repetitivas.