'Padrão' Moro


Na linha do que fez Sérgio Moro, ministros do futuro governo devem detalhar nas próximas semanas o que pretendem fazer antes da posse em janeiro de 2019.

A fórmula de sentar à mesa, explicar propostas, responder perguntas e resumir ideias é antiga, mas funciona.

No caso do juiz que chefiará uma das superpastas na era Bolsonaro, a coletiva de imprensa dada ontem ajustou o foco dos pontos que importam – e tirou da frente parte daquilo que poderia comprometer a largada.

O desafio de jogar luz sobre as prioridades e indicar o tom das ações que serão tomadas, com certeza, é maior para quem já foi ou ainda será escalado em áreas sensíveis.

Paulo Guedes viverá experiências à parte – e incomparáveis – ao liderar a porção econômica do Executivo Federal.

Outros ocupantes da Esplanada, sobretudo os que vão tocar os ministérios que serão fundidos, também terão seus momentos.

Escala

O dia de Bolsonaro

O presidente eleito segue em Brasília, onde terá uma série de encontros com autoridades. Às 15h, irá ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Michel Temer.

Transição 1

Em primeira mão

Uma prévia do relatório da transição de governo será feita de viva voz pelo próprio Temer.

A reunião no Planalto tem caráter institucional, mas Bolsonaro será informado de alguns temas importantes.

Na lista estão os entraves que atrapalham a pauta do Congresso no início de 2019 e um panorama dos projetos de longa duração – retomados nos últimos dois anos – e que consomem grandes recursos.

Transição 2

Falando ao time

Está prevista ainda hoje uma ida de Jair Bolsonaro ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), local reservado para abrigar a equipe de transição.

Orçamento

A tradicional corrida

Termina amanhã o prazo para os parlamentares apresentarem emendas ao Orçamento de 2019.

Os congressistas estão recebendo, esta semana, orientações para formalizar os pedidos conforme os critérios do novo sistema.

AGENDA

Idosos - A Câmara dos Deputados realiza hoje sessão solene em comemoração aos 15 anos do Estatuto do Idoso.

Inflação - O IBGE divulga hoje o Índice Nacional de Preços e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Construção - Dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e os índices da Construção Civil relativos ao mês de outubro serão apresentados hoje.

SABER

Livros - Uma coletânea de 14 textos póstumos – três deles inéditos – do poeta português Fernando Pessoa estão reunidos em Contos Completos, Fábulas & Crônicas Decorativas.

SUSTENTÁVEL

Plástico - Pesquisadores de Singapura (em inglês) transformam resíduos de garrafas plásticas em supermaterial ultraleve de múltiplas aplicações na indústria.

TECH

Robótica - Um novo tipo de robô modular (em inglês) é capaz de perceber seu entorno, tomar decisões e assumir autonomamente diferentes formas para executar tarefas variadas.

BEM-ESTAR

Prevenção - O extrato da casca de jabuticaba promove efeitos benéficos à saúde, diminuindo o ganho de peso e prevenindo o aumento do acúmulo de gordura no fígado em testes com camundongos (em inglês).

JORNAIS

Moro 1 - Sérgio Moro descreveu, ontem, o presidente eleito Jair Bolsonaro como uma figura moderada, ponderada e sensata, que não ameaça o Estado de Direito ou as minorias. (manchete da Folha de S.Paulo)

Moro 2 - O futuro ministro da Justiça detalhou o pacote legislativo anticorrupção que pretende propor e defendeu a implantação de uma agenda anticrime organizado inspirada na Lava Jato. (manchete de O Estado de S. Paulo e O Globo)

Constituição 1 - Na sessão solene que comemorou os 30 anos da Constituição de 1988, Jair Bolsonaro afirmou que ela é o "Norte da democracia". (todos os veículos)

Constituição 2 - Autoridades reforçaram o papel da Constituição no contexto atual e se comprometeram com os valores democráticos. (todos os veículos)

Ministério - Futuro ministro da Ciência e Tecnologia do governo Jair Bolsonaro, o astronauta Marcos Pontes defendeu a participação do setor privado nas universidades públicas e a alteração de leis para permitir investimento e doações diretas às instituições. (todos os veículos)

Guedes - O economista Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, defendeu uma 'prensa' no Congresso para que o atual texto da reforma da Previdência seja aprovado até o fim do ano. (todos os veículos)

Previdência - Diante da complexidade de aprovar a Previdência, ganha força na equipe de Bolsonaro a ideia de que o melhor caminho seria deixar a implantação de um sistema de capitalização para 2020. (manchete do Valor Econômico)

Dívida - Paulo Guedes descartou que o governo vá discutir a renegociação da dívida pública. (Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo)

Doria - O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou os ministros Rossieli Soares (Educação) e Sérgio Sá Leitão (Cultura) como secretários de governo em 20196. (todos os veículos)

EUA - Nas eleições americanas, os democratas conseguiram reconquistar a maioria da Câmara dos Representantes e farão, pela primeira vez em dois anos, contrapeso real ao governo de Donald Trump. Os republicanos mantiveram controle do Senado. (todos os veículos)

outras edições