Dúvida do leitor

A leitora Priscila Barbosa envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Qual o substantivo do verbo 'auferir'? Seria 'auferimento', ou não existe?"

1) Quando se quer saber se uma palavra existe ou não em português, deve-se tomar por premissa o fato de que a autoridade para listar oficialmente os vocábulos do nosso idioma é a Academia Brasileira de Letras.

2) E essa autoridade, a ABL a exerce por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

3) Ora, uma simples consulta ao VOLP mostra que, a par do verbo auferir, não se registra nenhum substantivo correspondente: nem auferimento, nem auferição ou algo similar. Tais substantivos, por conseguinte, não existem em nosso léxico.

4) Em tais circunstâncias, se se quer usar um substantivo com esse significado, a solução é buscar um verbo sinônimo de auferir, que tenha um substantivo correspondente.

5) E, assim, partindo do princípio de que auferir normalmente tem o sentido de colher, ganhar ou obter, tem-se, por consequência, que os substantivos correspondentes podem ser colheita, ganho ou obtenção. A alternativa é escolher, nesse rol, o vocábulo que mais se amolda à acepção pretendida pelo contexto.

6) E não se pode olvidar a possibilidade que sempre existe de substantivação dos infinitivos: o colher, o ganhar, o obter e, portanto, o auferir.

outras edições
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.