Seminário

Gestão de riscos acidentários: fatores críticos de sucesso

  • Data: 17/7
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

Independentemente do segmento de atuação, e imprescindível direcionar esforços ao gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes nas empresas. Diante da amplitude dos riscos que envolvem uma operação industrial, comercial ou até mesmo a área de serviços, a valorização a integridade física dos colaboradores é um fator primordial para que as instituições alcancem os resultados financeiros e notoriedade. O alinhamento da comunicação entre o empregador e o empregado, assim como entre o empregador e colaborador terceirizado e a empresa compradora são bases para que nas operações cotidianas seja garantida a máxima segurança e a minimização de riscos.

Público-alvo

Advogados, administradores, engenheiros, gerentes, coordenadores e técnicos de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, jurídicos e de recursos humanos.

Programação

8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h15

- José Rodrigues Calaça
Engenheiro ambiental e sanitário, técnico de segurança do trabalho, técnico de patologia clínica, Instrutor de curso para prestador de servido do SENAI. Instrutor teórico e prático de direção veicular, especialista em prevenção e combate a incêndio pelo Ministério da aeronáutica e Corpo de Bombeiros. Diretor do PAM - plano de auxílio mútuo de santo amaro -2006/2008, diretor do GSEGMA/2010 - grupo de segurança do trabalho e meio ambiente da AAPSA – Associação paulista de recursos humanos e de gestores de pessoas.20 anos de experiência na função de técnico de segurança do trabalho. Trabalhou empresa como Camargo Correia, Vicunha, Bicicletas Caloi, Schneider, Globalpack e Combustol. Desde 2011 atua como consultor na área de segurança, saúde e meio ambiente na empresa Callaça Consultoria.

Mapeamento e avaliação de riscos de acidentes nas empresas como base para promover a capacitação da equipe.

  • Classificação dos diversos níveis de risco;
  • Como reduzir os riscos identificados;
  • Disseminação de conhecimento: Interação entre a área de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, RH, jurídico e comunicação;
  • Medidas para minimizar os riscos de potenciais acidentes.

10h15 às 10h30 - Perguntas e Comentários
10h30 às 10h50 - Networking Break
10h50 às 12h10

Investimento em treinamento e capacitação de pessoal: como promover a conscientização entre os colaboradores, terceirizados e reduzir riscos trabalhistas?

  • Papel do jurídico na orientação da equipe;
  • Definição de um plano de treinamento e capacitação da equipe;
  • Frequência de treinamentos e avaliação da eficácia destes;
  • Como assegurar que o colaborador terceirizado garanta o nível de segurança exigido.

12h10 às 12h25 - Perguntas e Comentários
12h25 às 13h40 - Almoço
13h40 às 14h50

- Helena Lahr
Advogada com larga experiência em contencioso cível diferenciado, especialmente, em Direito do Consumidor e na área trabalhista, sempre atuando em defesa dos interesses das empresas. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação técnica em patologia clínica com compreensão dos termos técnicos em medicina. Sócia fundadora do Helena Lahr Advogados. Co-autora do livro Regularização Fundiária,coordenado pelo Desembargador José Renato Nalini e Wilson Levy, publicado pela Editora Forense, 2012. Membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP Tatuapé.

A partir das normas vigentes sobre o FAP - Fator Previdenciário de Prevenção -, como as empresas podem reduzi-lo?

  • Percentual de recolhimento das empresas para o FAQ;
  • Oportunidades para diminuição da alíquota do SAT - Seguro de Acidente de Trabalho;
  • Envolvimento de outras áreas no plano de ação para redução da FAP: responsabilidades do departamento médico, jurídico e RH.

14h50 às 15h05 - Perguntas e comentários
15h05 às 16h05

Atualização sobre as Normas Regulamentadoras e responsabilidades legais do empregador.

  • Premissas para o empregador garantir o cumprimento das obrigações contratuais;
  • Obrigações relativas as NRs;
  • Inspeção do uso de equipamentos de segurança;
  • Envolvimento do jurídico com a fiscalização de áreas que envolvem altos riscos de acidentes.

16h05 às 16h20 - Perguntas e Comentários
16h20 às 16h40 - Networking Break
16h40 às 17h40

Estruturação de indicadores com foco na redução de acidentes e de riscos trabalhistas

  • Como implantar indicadores que envolvem o jurídico e saúde e segurança do trabalho;
  • Definição de responsabilidades;
  • Gestão periódica dos indicadores;
  • Frequência ideal para avaliação de resultados e implantação de novos planos de ação.

17h40 às 17h55 - Perguntas e comentários
17h55 às 18h - Encerramento

Coordenação acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL – Programação Neurolinguística – pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo e da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente do Grupo Smax Empreendimentos.

Observações

*Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois networking break.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Horário sujeito a alterações.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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