Quarta-feira, 23 de novembro de 2005 - Migalhas nº 1.298 - Fechamento às 12h.

"Fecho os olhos e penso nas centenas de veias, artérias, nervos e músculos que se movimentaram para que isso pudesse acontecer."

Poeta Paulo Bomfim

Calma!

Para saborear as migalhas não é preciso tanto esforço, basta colecionar alguns minutos. 

___________

Migalhas quentes

  • Cadê os novos conselheiros do CADE ? Foram nomeados ontem e o Conselho volta a ter, enfim, quorum mínimo para julgar processos

  • Avestruz Master terá de tirar a cabeça do buraco para pagar advogado lesado pela entidade

  • Final feliz para a Lei do Audiovisual

  • Projeto que modifica 188 artigos (!) do CC  poderá ser votado ainda hoje

  • Atenção! Cair de salto alto pode ser acidente de trabalho. É o que diz o TST

  • Ministra Eliana Calmon recebe prêmio "As mulheres mais influentes do Brasil" na categoria Jurídico

Estas e outras, clique aqui.

______________

Astraea

Como prevíamos, sem demora as mudanças trazidas pela novel lei 11.196 já ganham hoje abalizados comentários. É a boa estrela de Migalhas de contar com leitores e colaboradores de alto quilate.

Vésper

Do constelar universo jurídico, quem inicia a discussão é a dra. Aline Lícia Klein, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, pinçando na norma os pontos que alteram as legislações sobre licitação e concessão. Clique aqui e confira.

Brasil responde

? As mudanças no procedimento do recurso de agravo vão solucionar o grave problema da morosidade do Judiciário ? Sobre a questão que cada vez mais se agrava, veja o que pensa Leandro Barata Silva Brasil, do escritório Siqueira Castro Advogados. Para ler, clique aqui.

Migalhas dos leitores

"Vi ontem um leitor querendo transformar este rotativo num arrotativo (Migalhas 1.297 - 22/11/05 - Migalhas dos leitores - Coca-Cola x Dolly). Coisa de quem, evidentemente, não conhece a ferócia com que o temível Diretor comanda - chicote à mão - os trabalhos deste vibrante matutino. De todo modo, na pepsia das saborosas migalhas, fiquei sequiosa por saber se a outra afamada cola tem também o mesmo (torpe) componente. No entanto, seria colocar este informativo num AmBívio, gerando grandes debates; ou seja, acabariam sendo migalhas de itu. Assim, acho melhor não fermentar essa..." Rosiléa A. G. Souza, São Paulo

Biodiesel vai a leilão

A ANP promove hoje o primeiro leilão para compra de biodiesel.

Parceria encerrada

A AOL Latin América Inc. (AOLA), que está em processo de recuperação judicial e tenta vender suas operações no Brasil e México, conseguiu ontem aprovação de um Tribunal de Falências dos EUA para desfazer a sua parceria com o Banco Itaú, criada em 2000. A juíza Mary F. Walrath, do Tribunal de Falências de Wilmington, aprovou um acordo pelo qual o Itaú terá de pagar US$ 3,7 milhões para a AOLA em troca de sua liberação dos acordos que possui com a subsidiária brasileira.

American Virginia

A RF fechou ontem uma fábrica da indústria de cigarros American Virginia na Baixada Fluminense. A operação cumpriu uma determinação da Justiça, que cassou as liminares que permitiam à empresa continuar funcionando. A Justiça também determinou o fechamento de outra unidade da companhia, em Ananindeua, no Pará. Com isso, a American Virginia perde o registro especial de fabricante de cigarros.

PPP/MG

O governador Aécio Neves apresenta hoje a investidores, jornalistas e representantes dos municípios beneficiados, o Projeto de Recuperação da Infra-estrutura da Rodovia MG-050, que liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte à divisa com o Estado de São Paulo. A PPP/MG representa investimento de R$ 640 milhões e atenderá diretamente a 50 municípios que respondem por 7% da população do Estado. O lançamento acontece às 15h, no auditório do BDMG.

PPP/Migalhas

Detalhes da PPP/MG e da PPP/SP serão abordados com precisão no debate As PPPs saíram do papel, promovido pela Cultcorp - empresa especializada na realização de seminários - em parceria com o Portal Migalhas e com apoio da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. O evento que reunirá especialistas, empresários e representantes destes Estados acontece no dia 29/11, em SP. Clique aqui e saiba como participar.

Migalhas dos leitores - Abertura de empresas

"Esta é uma medida por mim, sempre combatida, ainda quando representante da OAB/SP, na JUCESP, embora muitas tentativas tenham sido feitas neste sentido (Migalhas quentes - "Assinatura de advogado para abertura de empresas pode não ser mais obrigatória" - clique aqui). Seria o caso de dar-se publicidade a pareceres dos Nobres Advogados Fábio Ferreira de Oliveira, Jayme Vita Roso e Mário de Barros Duarte Garcia, em casos relativos, seja à indecorosa campanha de recadastramento de empresas da Junta Comercial, que atribuía o 'visto' a contadores (e que rendeu milhões, a sabe-se lá quem), seja a semelhante e vetusta proposta, ou a parecer absurdo que isentava consórcio de visto de advogado, muito bem repudiado pela OAB, em parecer da lavra do não menos digno de que todos os advogados antes citados, Modesto Carvalhosa. Defendo, até, como já defendi, que o registro de contratos sociais deveria, antes estar afeto a OAB, no controle da autenticidade e regularidade do visto, como a única forma plausível de se privatizar a atividade pública do registro do comércio, mediante a completa responsabilidade do advogado vistor!" Mauricio Branda Lacerda

_____________

Gramatigalhas

Em uma das edições anteriores, a seção Gramatigalhas publicou considerações sobre como se deve escrever na linguagem formal e delineou o papel que representa a Academia Brasileira de Letras na fixação do léxico e na grafia dos vocábulos ("A questão da norma culta" - clique aqui).

A leitora Miriam Soares, estudante de letras da Universidade de São Paulo, a respeito de tais comentários, enviou a seguinte mensagem:

"Ao Dr. José Maria da Costa. De acordo com suas palavras, devo acreditar que a ABL é dona da verdade, e que as leis existem para ser cumpridas cegamente? Onde é que fica o respeito à individualidade de cada falante? E, acima de tudo, onde é que fica o já tão conhecido fenômeno da evolução dos idiomas? Seria o senhor um fascista? Boa noite."

É certo que o leitor Alexandre de Macedo Marques assim se pôs em defesa do nosso professor de Gramática:

"A absurda e agressiva bobagem perpetrada pela migalheira Miriam Soares contra o Dr. José Maria da Costa levam-me a crer que, como o personagem do Monteiro Lobato, está sofrendo de uma 'indigestão de letras' após tomar uma canja de letrinhas. Espero que a estudante continue estudando. É um voto e uma esperança. A anarquista das letras faz-me lembrar as palavras de ordem de um partido da ultra-esquerda portuguesa, durante a Revolução dos Cravos, pichada num cemitério de Lisboa, incitando a um levante no campo santo: 'Mortos das campas rasas! Aos túmulos!'. Nelson Rodrigues, uma vez mais, tem razão. Eles são a maioria."

Se você quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a respeito do assunto, então clique aqui.

_______________

Grammatigalhas

Fique por dentro dos termos usados nos procedimentos civis na língua de Shakespeare, confira o Grammatigalhas International de hoje. Clique aqui.

International

Atualize-se. Confira no Migalhas International os acontecimentos nacionais que tiveram destaque nos jornais do mundo. Se ainda não é cadastrado, clique aqui.

____________

Atual

"Ele está mais firme do que nunca", disse Lula ontem sobre Palocci

Anteriores

"Ele é meu aliado". Ao falar das críticas do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).

"Eu tenho visto as pessoas dizerem que o José Dirceu vai ter que ser punido, que não tem como ficar lá. E eu fico me perguntando qual o crime que José Dirceu cometeu". Lula

"Nós temos de ser parceiros, e parceiro é solidário com seu parceiro", disse Lula, ao prestar solidariedade a Roberto Jefferson

Tempos e tempos

Os anos de chumbo foram muito nefastos, em várias áreas, para os brasileiros. Na noite do dia 24 de outubro de 1975, quando a ditadura militar ceifava a carreira do jornalista Vladimir Herzog, mal sabia que estava mortificando o jornalismo crítico e inteligente por vários anos seguintes. De fato, o negro período da censura criou um vácuo na história do jornalismo. Se antes tivemos a ventura de ter grandes nomes em redações, quem - louco - iria querer sentar na frente de uma Remington e correr o risco de ir parar nos porões do Doi Codi ? Criticar Pepe por não ter tocado a bola para Pelé poderia ser interpretado como um ato comunista (lá vêm os comunas com a mania de repartir!). Enfim, tudo conspirava (palavra, aliás, proibida) para um meio jornalístico sem muitos horizontes. E, infelizmente, é forçoso convir que essa é a realidade.

Mas - ufa!, sempre há um "mas" -, como toda regra essa também se prova pela exceção. E uma delas chama-se Gaudêncio Torquato. Cientista experiente, consegue, como poucos no Brasil, analisar a questão política de maneira ímpar. Hoje nas Porandubas políticas você pode comprovar isso. Clique aqui e veja as precisas análises do jornalista sobre os últimos acontecimentos no Planalto Central.

____________

Porandubas políticas

Cadastre-se e receba semanalmente as Porandubas políticas, assinadas pelo experiente jornalista Gaudêncio Torquato. A coluna, recheada de exclusivas informações do cenário político nacional, é publicada todas as quartas-feiras antes das 7h. Clique aqui e faça seu cadastro.

_____________

A novela Dirceu

Com receio de ver sua decisão reformada pelo STF, a CCJ da Câmara acabou dando ontem mais uma semana ao deputado José Dirceu. A votação do parecer do Conselho de Ética a favor da cassação do mandato do petista, marcada para hoje, foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 30. Hoje o Supremo julga o recurso que pede a extinção do processo.

Garrafada - I

O governo quer criar regras mais rígidas para a propaganda de bebidas e remédios e dar mais poderes à Anvisa para retirar campanhas do ar. As propostas foram colocadas em consulta pública.

Garrafada - II

A nota anterior é aparentemente estranha, misturando alhos com bugalhos, ou seja, remédios com bebidas alcoólicas. No entanto, para alguns, estas são aqueles. E isto, infelizmente, é uma verdade ululante.

Liberado também

A propósito da nota anterior, entra em vigor à meia-noite de hoje a lei que regula o funcionamento dos tradicionais pubs na Inglaterra e no País de Gales, prevendo licenças para que eles fiquem abertos 24 horas por dia.

Contra-ataque

Não a propósito das notas anteriores (e o medo de ser desterrado!), o jornalista do NYT Larry Rother - aquele mesmo que tinha comentado os excessos etílicos de S. Exa - andava mais sumido que o Ômega do ministro.

Mas esta semana ele volta à carga. No matutino norte-americano ele critica a construção da represa de Belo Monte, no rio Xingu, que não beneficiaria as tribos indígenas e moradores daquela região, mas sim a "aliança estratégica" com a China, pregada por Lula. O ianque ironiza:

"But Mr. da Silva and his leftist Workers' Party came to power promising a battery of social initiatives, including a "Light for Everyone" program meant to bring electricity to poor and remote rural areas like this."

(Mas o sr. Da Silva e seu partido de esquerda chegaram ao poder com promessas de uma bateria de iniciativas sociais, incluindo o programa "luz para todos" destinado a levar eletricidade para áreas rurais remotas e pobres como esta.)

E o jornalista explica o objetivo dos orientais : "A China tem interesse em explorar os recursos minerais para a produção de alumínio e ferro naquela região e a construção da represa é vital para o fornecimento de energia para as indústrias que os chineses pretendem instalar."

______________

Obtusão

Falando em energia elétrica e iluminação, alguém poderia, por gentileza, aluminar as privilegiadas mentes do governo para informar que alumínio tem em qualquer lugar do mundo. O que não se tem é energia elétrica barata para, com a eletrólise, desprender o alumínio dos outros minerais. Quando se exporta alumínio, bradando-se aos quatro ventos a ventura, o que o país está fazendo é exportar "energia elétrica". A qual, aliás, é subsidiada para as empresas de alumínio. Isto quando não são elas as donas das hidroelétricas. E que venha o apagão.

De volta à tona

A ABDR - Associação Brasileira de Direitos Reprográficos obteve liminar contra a FGV/SP e o Diretório Acadêmico da FGV para analisar pastas de professores e cópias de obras literárias avulsas. Segundo a assessoria de imprensa da Associação, foram encontradas cópias parciais de mais de 400 livros, além de cópias integrais.

Retrospectiva

O assunto anterior já foi amplamente esmigalhado. Veja abaixo alguns tópicos:

  • PUC libera uso de xerox de livros por alunos. Clique aqui.

  • Direito de resposta exercido pela Associação Brasileira de Direitos Reprógraficos. Clique aqui

  • A questão das cópias. Clique aqui

  • Para OAB/SP, cópia parcial de livros é legal. Clique aqui.

  • Crítica ao Direito de Autor e a Questão das Copiadoras nas Universidades. Clique aqui.

_____________

Trem bão !

Foram instaladas pelo presidente do TRF da 1ª região, Aloísio Palmeira Lima, três varas federais no Sul de MG. Lavras, Varginha e Pouso Alegre receberam as subseções judiciárias locais, que funcionarão também como juizados especiais federais adjuntos.

Mão na massa

O TJ/MA levou ao pé da letra a reforma do Judiciário. Nesta semana foram iniciadas as obras de reforma previstas em 28 fóruns no interior do Estado.

TRF da 5ª região

Há exatamente um ano e cinco meses depois de instalada, a Subseção Judiciária de Sousa/PB, amanhã ganha seu edifício-sede. O moderno prédio construído no bairro Rachel Gadelha será inaugurado, às 17h, pelo presidente do TRF da 5ª região, desembargador federal Francisco Cavalcanti.

Migalhas dos leitores - Filhos da farinha

"E olha que esse feito, de 1998, ainda é menino (Migalhas 1.297 - 22/11/05 - "Justiça esfarinhada"). É realmente de dar pena, pena de quem precisa, pena de quem espera, pena de quem tem que explicar que é assim mesmo." Fábio Serrão - escritório Flesch e Serrão Advocacia, Fortaleza/CE

Cortando o crédito

O Ministério da Previdência voltou a restringir operações de empréstimo com desconto na folha de pagamento. Pelos próximos 30 dias, aposentados e pensionistas do INSS não poderão contrair empréstimos consignados por meio de cartões de créditos. A suspensão segue recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social, que questiona a modalidade via cartão. Foi criada uma comissão para estudar eventuais mudanças na legislação.

"Precisamos refletir sobre a manutenção dessa modalidade de empréstimos para que nossos beneficiários não se endividem nem sofram nenhum prejuízo." Valdyr Moysés Simão, presidente do INSS, com muita sensatez

Livingsthon leaving

Depois de causar polêmica ao mandar soltar presos condenados por homicídios e assaltos, o juiz Livingsthon José Machado, da vara de execuções criminais de Contagem/MG manteve a postura. Não se intimidou. Depois de libertar, há 13 dias, 16 homicidas e assaltantes, e de determinar, três dias depois, a soltura de outros 36 detentos (cancelada a tempo pelo TJ/MG), o magistrado mandou liberar ontem mais sete condenados pela Justiça. Os detentos foram intimados a prestar esclarecimentos em audiência. Um a um, receberam gostosamente os mandados de soltura e saíram pela porta da frente do fórum.

Atrativos

Dizem as más línguas que ontem um corretor de imóveis de Contagem foi procurado por Maluf para adquirir uma casa no alforriado município.

Acefalia

Bush perdeu a cabeça (ele tinha!) ontem durante uma coletiva de imprensa na China. A coletiva já estava terminando, quando um repórter começou a criticá-lo. Disse o repórter, olho no olho, que Bush parecia estar "fora do seu normal" e que "faltou entusiasmo" na leitura da declaração oficial. Para finalizar, o jornalista perguntou: "Havia algo que o incomodava?". A primeira reação de Bush foi desconversar e colocar a culpa pelo lapso no fuso-horário. Minutos depois, o mesmo repórter tentou fazer outra pergunta, mas foi interrompido pelo presidente: "Não, você não pode".

Missa 7º dia

A missa em sufrágio da alma do dr. Mário Telles será celebrada amanhã, 24/11, às 19h30, na Igreja São Dimas, na rua Domingos Fernandes, 588.

A missa em sufrágio da alma do dr. César Machado Scartezini será celebrada dia 26/11, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na rua Brás Cubas, 163, Aclimação.

_______________

Livros

Faça sua inscrição nos sorteios abaixo e concorra a excelentes obras jurídicas.

  • "Prática na teoria - Aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios" (160 p.), escrito e gentilmente oferecido por Raul Marinho, membro do ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito. Clique aqui.

Nota da redação: Migalhas agradece ao autor pelo gentil envio de um exemplar à nossa biblioteca.

  • "Brasil - China: Comércio, Direito e Economia" (314 p.), oferecido pelos organizadores Fernando de Magalhães Furlan, chefe de gabinete do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Thomas Benes Felsberg, do escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais. Clique aqui.

______________

Migalhas dos leitores - Fiel magistrado

"Conheço Celso Luiz Limongi há bem mais de trinta anos (Migalhas de peso - " O Judiciário como exemplo" - clique aqui). Eu disse bem mais! Naquela época ele tinha uma cabeleira encaracolada, tinha o físico próprio dos jovens, e já trazia sempre consigo um distintivo do Corinthians. De pronto passei a gostar daquele moço simples, humilde, honesto até as últimas conseqüências, e reconhecer nele, já naquele tempo, motivo de orgulho da tão nobre magistratura paulista. Ele era Juiz em Porto Ferreira. Mais tarde, muitos anos mais tarde, talvez trinta ou mais, fui revê-lo em São Paulo, já desembargador, e quando entrei em seu gabinete, pude testemunhar o quanto na verdade nada ele havia mudado; ali estava a essência do verdadeiro magistrado, do corintiano sincero, do homem puro e honesto, do exemplar pai de família. Acima de sua cadeira, um enorme emblema do timão. Perguntei-lhe como ia a vida, pelo que me respondeu que graças a Deus bem. Perguntei-lhe pela família, e soube que além dos filhos legítimos tinha mais alguns adotivos. Ali estava o homem, mais de trinta anos depois. E para nenhuma surpresa minha, aquele homem, aquele mesmo homem. Maravilhoso foi notar que ele não mudou. Meu desejo sincero, aqui agora trazido a público, é que Deus continue o abençoando, para orgulho de todos nós." Dijalma Lacerda - presidente da OAB/Campinas/Cosmópolis/Paulínia

Lançamento

Dia 30/11, em SP, "Publicações de 2005 - FGV", no MAM-Museu de Arte Moderna. Clique aqui e confira o time de peso responsável pelas obras.

Almoço-palestra

Dr. Denis Daniel, do escritório Daniel Advogados, e Presidente do Comitê Legal RJ, convida para o almoço - palestra que terá como convidado o Dr. João Marcelo Máximo R. dos Santos, Diretor da SUSEP, responsável pela área de vida e previdência. Dia 28/11, em SP. Clique aqui.

InterNews

Confira abaixo a agenda de eventos da InterNews. Acompanhe a programação completa dos encontros e concorra a vagas-cortesia.

5/12 - Seminário - O que esperar de 2006. Clique aqui.

6/12 - Seminário - Aftosa - Como sobreviver à crise. Clique aqui.

7/12 - Seminário - Outsourcing como Alternativa para Área de TI da sua Empresa. Clique aqui.

_____________

Acontece

Amanhã a reunião do 1º grupo do Seminário - Empresa Familiar - Procedimentos Societários, Sucessórios e Tributários, promovido por Miguel Silva Associados. Clique aqui.

O V Encontro Saraiva de Direito no dia 24/11, em SP. Clique aqui e saiba mais informações.

Conferência - Passivo Trabalhista: Prevenção e as melhores práticas, 24 e 25/11, em SP. Promovida pela ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional. Clique aqui.

______________

Extensão

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social promove o Curso de Extensão em Direito Previdenciário: Aposentadoria Especial e Trabalhador Rural no dia 26/11, em SP. Clique aqui e participe.

Contratos Bancários

Nomes ilustres do Direito pátrio ministrarão palestras no Curso - Contratos Bancários, promovido pelo FORUM CEBEFI. O evento acontece no dia 29/11, em SP. Veja os temas que serão abordados no encontro e aproveite para concorrer a uma vaga-cortesia. Clique aqui.

Semana especial

A OAB/PR está promovendo desde segunda-feira uma grande audiência pública, que termina na sexta, 25/11, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Os especialistas estão debatendo temas como igualdade, atuação em rede de órgãos públicos e inclusão social. Clique aqui.

Central Prática

Veja alguns eventos promovidos pela Central Prática Consultoria e Treinamento em SP e no RJ e concorra a vagas-cortesia.

Workshop - Compreendendo juros, sistemas de amortização e anatocismo. 23/11, SP. Clique aqui. 16/12, RJ. Clique aqui.

Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos. 1 e 2/12, em SP. Clique aqui. 14 e 15/12, no RJ. Clique aqui.

Curso - Secretariando advogados. 10/12, SP. Clique aqui. 17/12, RJ. Clique aqui

_____________

Participação

O advogado Carlos Alberto Carmona, do escritório Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados, participa amanhã, em SP, do debate O Processo Civil e a Advocacia Empresarial - Pensando o processo estrategicamente, promovido pela GVlaw. Clique aqui.

"A nova MP do Bem: Benefícios e abrangência" é o tema da palestra que a advogada Adriana Stamato de Figueiredo, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, ministra amanhã. Mais informações ligue (11) 3818 0954.

O advogado Arnaldo Malheiros Filho, do escritório Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados, ministrará palestra sobre "Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional", no dia 25/11, no seminário "Direito Penal Econômico em Debate", promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do TJ/MG em parceira com o Instituto de Ciências Penais.

______________

Ganhou

Sávio Carmona de Lima, de São Bernardo do Campo/SP, foi premiado com o livro "Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais" (338 p.), escrito pelos promotores Antonio Lopes Monteiro e Roberto Fleury de Souza Bertagni, oferecido pela editora Saraiva. Clique aqui.

_______________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Still Searching for a Strategy Four Years After Sept. 11 Attacks"

The Washington Post - EUA

"Three Brigades May Be Cut in Iraq Early in 2006"

Le Monde - França

"Le conseil des ministres examine la taxe de solidarité sur les billets d'avion"

Corriere della Sera - Itália

"Baudo: scelgo Rita Borsellino e non l'amico Latteri"

Le Figaro - França

"Le trafic reprend progressivement à la SNCF"

Clarín - Argentina

"Lavagna denunció sobrecostos en obras públicas"

Público - Portugal

"Co-incineração poderá estender-se para além de souselas e do outão"

El País - Espanha

"Detenidas ocho personas acusadas de financiar el terrorismo islamista"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Ist die letzte Hürde genommen?"

Le Soir - Bélgica

"Le harcèlement, tactique syndicale"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Feito acordo, Lula diz: Palocci, firme como nunca"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Rejeição a Lula sobe, Palocci se fortalece"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Palocci diz que fica enquanto Lula quiser"

O Globo - Rio de Janeiro

"Palocci diz a Lula que prefere sair a ser fritado"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Palocci ganha sobrevida"

Correio Braziliense - Brasília

"Palocci, o equilibrista"

Zero Hora - Porto Alegre

"Três são indiciados no PT gaúcho"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Lula: 'Palocci está mais firme do que nunca'"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"PM reprime estudantes nas ruas do subúrbio"

_________
______

Apoiadores :

· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale, Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Just-Traduções Joanita Haimerl S/S
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros
· Comunicare Consultoria de Comunicação
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso FMB - Coordenador Flávio Monteiro de Barros
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas