Migalhas  

Quarta, 3 de julho de 2002 / nº 466 / fechamento às 7:09

    Penta e Tri

    No dia da comemoração do Penta, o dólar quase chegou ao Tri. O Mercado teve novamente um dia tenso. Hoje o dia promete ser quente de novo. Mas amanhã, 4 de julho, tudo deve ser mais calmo. Será a nossa ‘independência’, pelo menos por um dia.

    Copa do Mundo

    Veja a cobertura final da Copa no fim desta edição.

    Lula

    Lula disse ontem em Salvador/BA que o arquivamento do pedido de abertura de inquérito contra o presidente nacional do PT, deputado José Dirceu, foi uma decisão que "desmoralizou Brindeiro". Brindeiro havia pedido a abertura de inquérito contra o dirigente petista, por suposto envolvimento no esquema de propina na cidade de Santo André/SP.

    Cômico

    Falando sobre o arquivamento das investigações, é cômico o editorial do Estadão intitulado ‘Errando’ em favor do outro lado... : "Sem aqui entrarmos no mérito da procedência ou não de tais acusações, é preciso que não se passe para a opinião pública aquela sensação causada pelos juízes de futebol - já que o tema está tão em voga - que, sob a pressão acusatória de torcedores, imputando-lhe parcialidade, reagem "errando" em favor do outro lado..."

    Investigação autorizada

    O TJ/SP autorizou a abertura de um inquérito policial para apurar um suposto ilícito penal praticado pelo prefeito de Ribeirão Preto/SP - Antônio Palocci Filho, coordenador da campanha de Lula - no processo licitatório para a compra de cestas básicas.

    Elio Gaspari

    Na perca o artigo de Elio Gaspari na Folha ou n’O Globo de hoje:

    "Estimado Lula, Estive hoje com o dr. Getúlio. Ele deveria assinar esta mensagem comigo mas, desde 1954, recusa-se tanto a escrever cartas como a atirar. Acreditamos que lhe devemos uma ajuda. O distinto líder popular tem uma propensão para festejar o fracasso e uma dificuldade para antever o sucesso.

    "Ambos temos grande admiração pelo senhor. Vargas considera-se responsável pela sua vinda para São Paulo. Exagero dele. É verdade que sua mãe lhe trouxe de Pernambuco em 1952, mas eu sustento que sem o meu programa de metas, que duplicou a produção da indústria de base brasileira, o senhor ainda estaria vendendo tapioca no Ipiranga. (...)

    "Nossa recomendação é simples: abandone o fracasso, ele é contagioso. Afaste-se da ruína de FFHH. Pare de falar que as coisas deram, dão e darão errado. Fale só daquilo que dará certo no seu governo."

    Em‘bolados’

    A bancada da bola, que agora se autodenomina bancada do Penta, ironizava aliados de Serra na festa do Planalto: "O nosso Ricardo [Teixeira] é melhor do que o Ricardo [Sérgio] dele".

    _______***______

    Tribunal Penal Internacional

    JB

    O editorial do JB intitulado Acima das Nações diz que "No mesmo dia em que o Tribunal Penal Internacional entrou em vigor, em Haia, com a incumbência de julgar crimes de guerra acima da autoridade dos Estados, os americanos ameaçaram vetar a renovação da missão da ONU na Bósnia. Washington quer a garantia de que seus soldados não serão punidos pelo Tribunal, o que seria uma contradição em termos logo quando ele começa a funcionar."

    Folha

    Completando o pensamento, o editorial da Folha de S. Paulo esclarece dizendo que "Essa atitude do governo norte-americano só pode ser vista como uma pouco disfarçada operação de sabotagem ao TPI. Bush parece acreditar que tem força para ditar as normas mundiais. É um passo arriscado. Ele ainda necessita de alguma colaboração internacional para vencer sua guerra contra o terror."

    Migalhas dos leitores

    "É louvável a criação do Tribunal Penal Internacional, ‘pena’ (com o perdão do trocadilho) que o ideal continua sendo a sombra do real; senão, vejamos os Estados que não ratificaram o seu tratado. O que parecia ter potência, não se consubstanciou em ato." Vinícius Lima – escritório Oliveira Neves & Associados

    ____***_____

    Ócio do Penta

    O STJ julgou neste semestre 81.838 processos. Foi uma média de 2.812 processos para cada ministro. Mas ontem não julgou nenhum, pois não houve expediente nos tribunais superiores.

    Na ponta dos dedos

    A governadora do RJ, Benedita da Silva, sancionou a lei que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e motéis a terem cardápios em braile.

    A polêmica dos prazos

    Causídicos que atuam na área trabalhista não concordam com itens da Portaria do TRT/SP que estipula novos prazos judiciais. O Tribunal baixou a Portaria depois do fim da greve dos servidores. Os prazos judiciais passam a ser contados a partir do dia 10 de julho.

    Missiva extraviada

    A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi condenada a indenizar em R$ 1 mil um usuário de Santo Ângelo/RS. A decisão é da 3ª Turma do TRF da 4ª Região. O usuário ajuizou a ação porque a documentação não chegou ao seu destino. E, alegou que deixou de fazer negócios por causa disso. A ECT argumentou que não houve identificação do conteúdo do envelope postado. A 3ª Turma, porém, salientou que, embora não tenha havido descrição da correspondência, "a ECT deve ser eficiente em todos os tipos de serviços prestados, todas as formas de postagem devem ser seguras, não sendo justificável o extravio".

    Shell

    A CPI dos Postos de Combustíveis da Câmara Municipal de SP aprovou ontem um requerimento que pede a interdição da base da Shell na Vila Carioca, na zona sul, por crime ambiental, em razão de contaminação daquela área por produtos químicos. É a segunda vez que a CPI tenta interditar a base da Shell.

    Correção dos depósitos judiciais

    A correção monetária de depósitos judiciais deve acompanhar os índices utilizados para a atualização dos valores da caderneta de poupança e das contas do FGTS. Esta foi a decisão da 6a Câmara do 1º Tac/SP. Apelação nº 979.593-5.

    Isenção

    As secretarias da Fazenda e do Meio Ambiente do Estado de SP publicaram ontem a Resolução Conjunta nº 1, que institui regras para o reconhecimento da isenção do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações das entidades sem fins lucrativos vinculadas ao meio ambiente.

    Acordo não cumprido

    O não cumprimento do acordo firmado no fim do ano passado entre o TJ/SP e os servidores do Judiciário paulista pode gerar uma nova onda de paralisações e greves. O governador Geraldo Alckmin divulgou na semana passada que não destinará as verbas necessárias para cumprir a reposição salarial dos servidores, alegando queda nas expectativas de arrecadação de tributos. Os servidores já planejam uma paralisação da Justiça estadual nesta sexta-feira.

    Debate

    O primeiro debate entre os presidenciáveis na TV já está marcado: será dia 4/8, a partir de 21h30, na Band. Representantes dos quatro candidatos acertaram tudo ontem, com o diretor de jornalismo da emissora, Fernando Mitre e com o jornalista Marcelo Parada.

    Seminário

    A Bernhoeft, consultoria de sociedades familiares, encerra hoje no RJ o seminário de "Formação do Acionista da Empresa Nacional". Em parceria com a Bovespa, o evento discute com herdeiros de grupos brasileiros a estruturação das empresas familiares, planejamentos sucessórios, governança corporativa e o novo Código Civil.

    Artigo

    Artigo do monge beneditino Marcelo Barros no goiano O Popular, Romaria ao ‘pluriverso’ da Trindade : "As mais antigas religiões do mundo valorizam a peregrinação. Hindus reúnem multidões às margens do Ganges. Os islamitas têm a peregrinação a Meca como um dos mais importantes deveres religiosos. Desde antigamente, os cristãos peregrinam ao Santo Sepulcro e a lugares onde estão as relíquias dos mártires. Na América do Sul, as comunidades Guarani peregrinam em busca da ‘terra sem males’."

    __________***__________

    Copa do Mundo

    Cara de fim de festa

    Nem tudo foi festa na passagem dos jogadores da Seleção Brasileira pelo RJ. Cansados, o técnico Luiz Felipe Scolari e o capitão Cafu pediram desculpas à multidão que acompanhava o trio elétrico, em Botafogo, interrompendo a carreata que iria até Copacabana.

    Chega !

    Os pentacampeões decidiram então entrar num ônibus para retornar ao aeroporto. Houve princípio de tumulto e alguns torcedores jogaram pedras no veículo, que deixou o local em alta velocidade.

    Penetras

    Artigo de Villas-Bôas Corrêa no JB de hoje : "Previsível, inevitável, o desfile dos caronas do penta, com as máscaras do mau caráter e da esperteza de tirar as casquinhas e levar vantagem, saiu à rua no festival de besteira de tal desfaçatez"

    Apostas

    Não foi apenas o Felipão que acertou ao apostar em Ronaldo. No final do ano passado, a TIM, companhia de telefonia móvel do grupo Telecom Italia, decidiu contratá-lo como garoto-propaganda de sua operadora brasileira.

    Cena inusitada

    O volante Vampeta transformou a rampa do Palácio do Planalto em tobogã, após ser condecorado pelo presidente FHC. Sem constrangimento, vestindo camiseta do Corinthians, ele deu cambalhotas, correu e pulou como se comemorasse um gol, surpreendendo os demais jogadores e o presidente, que não conteve o riso.

    Reações

    A atitude do jogador causou reações diferentes na imprensa. O tradicionalista Estadão diz que foi um "show de descontração". Já a bela jornalista Márcia Peltier, cheia de não-me-toques, diz no JB que foi um "Mico" e que a cena "era totalmente dispensável."

    Agradecimentos

    Migalhas encerra aqui a cobertura do Penta, agradecendo a colaboração de todos. Agora, só em 2006, na Alemanha. Rumo ao hexa !

    _______***_______

    Migalhas Cliping

    The New York Times – EUA

    "U.S. Might Refuse New Peace Duties Without Immunity"

    Le Monde - Paris

    "Les comptes opaques de Vivendi"

    Corriere Della Sera - Itália

    "ll governo lo difende, ma Scajola è in bilico"

    El País – Espanha

    "52 niños rusos que iban de vacaciones a Salou murieron en el choque de aviones"

    Público - Portugal

    "Portugal vai empobrecer face à média européia"

    Clarín – Argentina

    "Elecciones: 30 de marzo. En noviembre, internas"

    O Estado de S. Paulo - São Paulo

    "Argentina antecipa eleições para março"

    Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

    "Dívida eleva o risco Brasil"

    Folha de S. Paulo - São Paulo

    "Irreverência marca festa do penta"

    O Globo - Rio de Janeiro

    "E o Planalto caiu no samba"

    O Estado de Minas - Belo Horizonte

    "Multidão sai às ruas para receber os heróis do penta"

    O Correio Braziliense - Brasília

    "Inesquecível !"

    Diário Catarinense – Florianópolis

    "Recepção triunfal para heróis do penta"

    Zero Hora - Porto Alegre

    "Estrelas do Penta brilham no Brasil"

    A Tarde - Salvador

    "País festeja chegada dos pentacampeões"

    O Popular - Goiânia

    "O Brasil abraça o Brasil"

    Jornal do Commercio - Recife

    "Grande Recife já acorda sem ônibus"

    O Imparcial – São Luís

    "A vez do gás"

    ________***___________

    Migalhas   

    Mais informações, colaborações e sugestões :

    migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

     

    Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

    cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

     

    Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

    (Serviço temporariamente suspenso)

     

    Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

     

    Site : www.migalhas.com.br

    Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.