Quinta-feira, 3 de outubro de 2002  - nº 532 - Fechamento às 7h16.

Registro

Anunciamos contar, desde hoje, com mais dois apoiadores :

  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Osório e Maya Ferreira Advogados

(Clique aqui)

________***_________

Insipidez temporária

Migalhas anuncia que a partir de hoje até o dia do pleito, dia 6, em virtude da sensibilidade aflorada nas pessoas, vai se abster de fazer crítica aos jornais por quaisquer posicionamentos políticos escamoteados. Esclarecemos que tal atitude tem o escopo de evitar melindres ao mesmo tempo que reafirma o absoluto apartidarismo do informativo.

Datafolha

  • Lula 45% (45)
  • Serra 21% (19)
  • Garotinho 15% (15)
  • Ciro 10% (11)

Esperançosos

Hoje, no fim da Esperança, começa o debate com os candidatos. Os jornais falam sobre o encontro de hoje, após a novela Esperança, da Rede Globo. Alguns dizem que o debate poderá até alterar o atual quadro nas pesquisas.

Inoportuno

O jornalista Janio de Freitas comenta os problemas de uma debate feito nas últimas horas do pleito. Segundo ele, o encontro "é uma dádiva para o faturamento da emissora, mas só é possível por falha grave das assessorias de todos os candidatos." O jornalista dá o seguinte exemplo: "se alguém lançar sobre outro ataques cuja resposta plena exija documentos ou, de qualquer modo, mais do que palavras imediatas, esse complemento necessário estará dificultado ou mesmo impossibilitado, porque já no dia seguinte ao debate, campanha legalmente encerrada, o atingido estará sob proibição de todas as formas de manifestação pública."

Fantasma collorido

Correio Braziliense : "Um fantasma ronda o comitê eleitoral do PT. É o medo de que um mau desempenho no debate entre os candidatos, que será realizado hoje à noite na TV Globo, ponha a perder toda a vantagem acumulada pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva e faça naufragar a campanha petista. O último encontro marcado entre os presidenciáveis nesta fase eleitoral lembra aos petistas um grande trauma: a quase vitória de 1989."

Consciência

Em artigo hoje na Folha de S. Paulo o ministro Marco Aurélio de Mello faz uma sugestão. "A sugestão é que cada eleitor, dominando o momento e a importância do voto de confiança a ser dado, determine os atributos que lhe são caros e, a partir daí, proceda conscientemente à escolha das mais decisivas para o futuro do país."

Farpas

Otávio Frias Filho também na Folha de S. Paulo : "Quem quiser se iludir deve ficar à vontade, mas toda credulidade tem limites. Lula pode apresentar todas as declarações que lhe forem solicitadas, mas ainda não tem poderes para revogar o fato de que compromissos verbais, em política, não valem nada, ou melhor, valem enquanto sustentados por um determinado equilíbrio de forças e de interesses."

Preparos

Fontes fidedignas informam que o Planalto avisou a Radiobrás de que FHC deverá convocar uma rede nacional de rádio e TV na segunda-feira para parabenizar Lula, caso o petista ganhe a eleição no primeiro turno.

Domicílio eleitoral

O presidente do TSE, ministro Nelson Jobim, faz questão de votar em sua cidade, Santa Maria/RS. Como precisa presidir as eleições, um jatinho da FAB estará à disposição para transportá-lo de volta a Brasília. Provavelmente será o voto mais caro do País.

Artigo

Leia o artigo do monge Marcelo Barros no Migalhas "Eleições : tempo de espiritualidade". O monge escritor afirma que "O Brasil encerra mais uma campanha eleitoral." Segundo ele, "É pena que muitas pessoas ainda separem a fé do compromisso cidadão de votar corretamente." (Clique aqui)

Buscando bens

STJ nega requisição de informações ao Banco Central para a cobrança de devedor.(Clique aqui)

TST

TST: trabalho eventual aos sábados não anula compensação.(Clique aqui)

Ambiental

Uma mudança na legislação pode afetar a obtenção de licenças ambientais e ampliar os casos de exigência de medidas compensatórias das empresas pelos órgãos responsáveis pelo licenciamento. Trata-se do Decreto 4.340, publicado em 8/8, que regulamenta a Lei 9.985/2000. Conhecida por criar o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza, a lei inseriu no ordenamento jurídico a previsão de cobrança de medidas compensatórias dos empreendimentos que possam causar danos significativos ao meio ambiente. Com o decreto, as previsões da norma passam a valer, dando maior força e legitimidade à atuação dos órgãos ambientais.

OAB - I

O presidente da OAB, Rubens Approbato, vai formar uma comissão de criminalistas notáveis para discutir uma reação institucional que garanta aos advogados o livre exercício da profissão.

OAB - II

O editorial do jornal A Tarde da Bahia diz que a OAB vai deflagrar um movimento de âmbito nacional para estimular a sociedade a reagir e cobrar do governo ações mais efetivas no enfrentamento da criminalidade. (Clique aqui)

Exame da OAB/SP

José carlos Azevedo, no JB de hoje, comenta ainda o péssimo desempenho dos candidatos a causídicos, no último exame da OAB/SP. Segundo ele, "O exame comprova a falência do sistema educacional e corrobora o acerto da classificação de alunos brasileiros nos últimos lugares, em concursos promovidos por instituições internacionais."(Clique aqui)

Inércia

O editorial do JB fala sobre o terror no Rio, em conseqüência do comércio ter sido fechado a mando dos traficantes. Segundo o centenário matutino, "Em 48 horas a situação se inverteu, e o que era oficialmente uma ''orquestração política'' passou a ser cochilo do secretário de Segurança. Com a revelação oficial de que desde setembro o MP informou pessoalmente o secretário das gravações sobre o planejamento da operação dos traficantes para fechar escolas e lojas, caem por terra as hipóteses que preencheram o vácuo aberto pela surpresa da paralisação da cidade."  (Clique aqui)

Risco maior

Dora Kramer hoje no estadão também fala sobre o caso. "O governo estadual sabia que a bandidagem urdia atos de lesa-cidadania e nada fez. Espera-se que o poder público não fique inerte ante a possibilidade de, domingo, o tráfico atentar contra a instituição maior do direito ao voto. Nessa altura, nada mais é impossível."

Interrogatório on line

A OAB/SP decidirá no dia 21 sua posição sobre a utilização de videoconferência para a realização de interrogatório de réu preso. Após a definição oficial da entidade, que deve ser contra o uso do meio, a Ordem deverá iniciar uma campanha para banir a prática.

Concorrente

O Itaú quer um desconto de US$ 200 milhões para fechar a compra do Sudameris. O trunfo do banco de Setúbal para um acordo favorável, evitando uma disputa num tribunal internacional de arbitragem, era a ausência de concorrentes dispostos a pagar US$ 920 milhões pelo Sudameris. Era. O Credit Agricole, um dos donos do Sudameris, está perto de convencer o Bradesco a fechar negócio.

Prejuízo cá, lucro lá

A maioria dos principais fundos de investimento estrangeiros dedicados a mercados emergentes registrou, desde setembro do ano passado, ganhos acima da rentabilidade média dos últimos três anos. Ou seja, em meio ao colapso na Argentina, à crise no Brasil e à turbulência na Turquia, o rendimento desses fundos aumentou.

Encontro

A advogada Elizabeth Sussekind e a inspetora Marina Magessi, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, da Polícia Civil do Rio, debatem hoje, às 18h30, o filme Ônibus 174, de José Padilha Neto, na Fundação Casa de Rui Barbosa.

Arbitragem

Entre os dias 8 e 10 de outubro, a AASP estará promovendo o curso "A Arbitragem – como e quando utilizá-la." Na terça-feira, dia 8, na abertura do evento, haverá palestra do dr. José Adriano Marrey Neto. Mais informações : 11 – 3291.9219 / 3291.9220.

___________________________***__________________________

Migalhas Clipping

The New York Times – EUA

"C.I.A. Rejects Request for Report on Preparations for War in Iraq"

Le Monde – França

"Enquête sur les faucons de Bush"

Corriere Della Sera – Itália

"L’Ulivo in crisi per l’Afghanistan"

El País – Espanha

"El Gobierno vasco amplía la protección al centenar de sedes del PSOE y del PP"

Público - Portugal

"Corrida às reformas antecipadas na função pública"

Clarín – Argentina

"El PJ, cerca de parar el juicio a la Corte"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Bush obtém aval da Câmara para atacar Iraque"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Debate decide hoje se haverá segundo turno"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Lula mantém 49%; Serra vai a 22%"

O Globo - Rio de Janeiro

"Rio pede tropas federais para garantir as eleições"

Correio Braziliense - Brasília

"STJ dá dez dias para Roriz se explicar"

Zero Hora – Porto Alegre

"FH define equipe para coordenar troca de governo"

Estado de Minas – Belo Horizonte

"Candidatos apostam tudo no último debate"

Diário de Cuiabá - Cuiabá

"Ministério da Justiça avalia envio da força-tarefa para MT"

O Povo – Fortaleza

"Debate decisivo na sucessão presidencial"

Jornal do Commercio - Recife

"O último duelo"

__________ ****_______________

Apoiadores :

  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto 
  • Osório e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Tess Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Cunha Advogados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados 
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse advogados
  • Homero Costa Advogados
________________________***______________________
 
Fontes
 
Indique amigos
 
Migalhas amanhecidas