Estímulo intelectual

Manhães Moreira Advogados lança publicação com 24 artigos jurídicos

A primeira edição do Concurso de Artigos Jurídicos promovido pelo Manhães Moreira Advogados Associados contou com a participação de 24 pessoas, entre advogados e estagiários de Direito que atuam no escritório. Os trabalhos estão na publicação impressa e digital comemorativa aos 15 anos de fundação da banca, que será lançado este mês, e também estarão disponíveis no site para consulta pública.

A iniciativa tem como objetivo promover o estímulo à produção de artigos jurídicos e contribuir ao aprimoramento da cultura jurídica brasileira. O concurso teve como tema "O Direito Empresarial" e os participantes foram divididos em duas categorias, sendo uma para advogados e outra para estagiários, cada uma delas com premiação diversa. Todos receberam orientações sobre o estilo Manhães Moreira de residir artigos, que inclui regras específicas sobre a linguagem gramatical e a jurídica.

As obras foram julgadas por comissão formada por 10 profissionais do escritório que consideraram os requisitos : criatividade e atualidade do tema; conhecimento e proficiência técnica; aplicação ética; relação do tema com a exposição, e fundamentação.

Segundo o sócio sênior do escritório, Ricardo Ciconelo, também foi analisado se as legislações e as jurisprudências citadas nos artigos eram as vigentes. Além disso, o texto deveria observar as regras internas do Manhães Moreira para a redação de textos jurídicos, estar isento de erros gramaticais, transcrições e expressões em latim ou idiomas estrangeiros, brocardos jurídicos e nome de institutos não estão previstos em lei. "Prezamos pela simplificação do texto jurídico e oferecemos, constantemente, treinamento aos nossos profissionais, por isso, um dos principais critérios do Concurso era a produção de um texto simples, claro e objetivo", salientou.

Além de verem seus artigos em uma publicação comemorativa, os três primeiros lugares receberam um prêmio em dinheiro e um almoço com os sócios da banca.

________________


 

________________