A obra "Direito, Desigualdade e Desenvolvimento" (Saraiva – 144p.), de Diogo R. Coutinho, discute as relações existentes entre instituições jurídicas, pobreza e desigualdade a partir de uma instigante abordagem aplicada e interdisciplinar.

No Brasil vivemos enredados no que já se chamou de armadilha da desigualdade a cristalização da desigualdade, em suas várias dimensões (renda, riqueza, oportunidade e status), nas leis, nas políticas públicas e na vida social. São exemplos vivos disso os traços regressivos isto é, pós-ricos dos nossos sistemas tributário, previdenciário, de saúde, de moradia e educacional. Como resultado disso, de muitas instruções jurídicas contribuem para reproduzir e perpetuar o status quo.

O livro oferece ao leitor uma reflexão sobre o Programa Bolsa Família, responsável por parte dos "ganhos de equidade" recentemente alcançados no Brasil.

Sobre o autor :

Diogo R. Coutinho é professor de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Livre-docente e doutor pela FDUSP. Mestre pela London School of Economics and Political Science (LSE).

_________

Ganhador :

João Paulo Gomes Costa de Oliveira, de Águas Claras/DF

__________

Saraiva SA Livreiros Editores