tO livro "Instantâneos de Rui - Fotografias das Campanhas Presidenciais de Rui Barbosa (1970 - 1919)" (7 Letras – 214p.), de Luiz Guilherme Sodré Teixeira, Pedro Krause Ribeiro e Silvana Maria da Silva Telles, apresenta as imagens selecionadas das campanhas presidenciais, de 1910 a 1919, no acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa.

As fotogra­fias publicadas nas revistas ilustradas do início do século XX são de grande importância para analisarmos as campanhas eleitorais da Primeira República brasileira, especialmente nas quais se envolveu Rui Barbosa (1910 e 1919).

Os fotógrafos faziam de sua técnica uma arma política, indicando, através de seus enquadramentos e dos retratados, a orientação editorial das publicações nessas conjunturas. Da mesma forma, é relevante o levantamento desse material visual no acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa, pois ele ajuda a refletir sobre qual memória se pretendia registrar nessas disputas.

Por isso, reúnem-se neste álbum fotogra­fias das campanhas de Rui Barbosa, em uma tentativa de se resgatar e de dar publicidade à produção desses fotógrafos que foram pioneiros na cobertura de campanhas presidenciais no Brasil. Indivíduos que procuravam exercitar a cidadania em um regime excludente, cujos resultados das urnas já eram conhecidos antes mesmo das eleições acontecerem.

Sobre os autores:

Luiz Guilherme Sodré Teixeira é um dos primeiros integrantes da Pesquisa em História da Fundação Casa de Rui Barbosa. Fez parte dos quadros da FCRB desde 1975 até sua aposentadoria, em 2011. Dedicou-se sobretudo à pesquisa das imagens como fontes históricas e participou da organização de numerosas exposições e álbuns ilustrados.

Pedro Krause Ribeiro é professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Doutor em História Social pela UFRJ, instituição pela qual obteve o título de mestre em História Social. É graduado em História pela UFF, desenvolvendo pesquisas sobre caricaturas e charges do final do século XIX e início do século XX.

Silvana Maria da Silva Telles é pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa desde 1978. Graduada em Ciências Jurídicas pela PUC/RJ e tem especialização em Direito Civil pela Universidade Estácio de Sá.

__________

Ganhadora:

Mônica de Oliveira dos Santos, de Embu das Artes/SP