MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNPQ deve suspender processo seletivo para bolsas no exterior por falta de transparência
Processo

CNPQ deve suspender processo seletivo para bolsas no exterior por falta de transparência

Participante do processo reclamou que não foram divulgados os critérios de avaliação e julgamento, a ordem de classificação e a pontuação de todos os candidatos.

Da Redação

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Atualizado em 31 de janeiro de 2019 07:19

A juíza Federal Karen Regina Okubara, da 1ª vara Cível e Criminal da SSJ de Rondonópolis/MT, deferiu liminar para determinar que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) suspenda o processo de seleção das bolsas de pós-doutorado no exterior, com início nos meses de março e agosto de 2019.

t

A suspensão deve durar até que a entidade divulgue resultado do julgamento da seleção, com a pontuação e ordem de classificação de todas as propostas analisadas da chamada pública 22/18.

Um homem impetrou MS contra o CNPQ após alegar ausência de transparência em um processo de seleção para obtenção de bolsa de pós-doutorado no exterior. Ele alegou que a entidade não divulgou os "critérios de avaliação e julgamento", "a ordem de classificação e tampouco a pontuação obtida pelos demais participantes".

A juíza examinou todo o processo seletivo previsto no edital e concluiu que há provas bastante consistentes quanto à ausência de transparência na publicidade dos resultados da seleção. Ela verificou que no calendário previsto não havia estabelecido uma data para a divulgação do julgamento, mas somente para a "divulgação das propostas aprovadas".

Ela afirmou que a "falta de transparência é tão evidente" que, embora o CNPq tenha, num primeiro momento, comunicado ao autor que ele ocupava a 3ª posição e que seriam ofertadas somente duas bolsas naquele Comitê, posteriormente, quando o resultado foi divulgado, foram ofertadas quatro bolsas e o autor não constava sequer da 4ª posição.

Assim, determinou que o impetrando suspenda o processo de seleção das bolsas, até a efetiva divulgação do resultado do julgamento da seleção, com a pontuação e ordem de classificação de todas as propostas analisadas. A magistrada deu o prazo de 5 cinco dias para que a entidade promova a divulgação.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas